A presidente e Senadora do PT Gleisi Hoffmann foi absolvida por unanimidade pela segunda turma do STF composta por cinco Ministros na noite dessa terça feira em Brasília.
Por 5 votos a zero, os ministros que compõem a Segunda Turma rejeitaram a acusação do Ministério Público Federal que atribuía à petista os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O presidente do colegiado, ministro Ricardo Lewandowski, último a votar, afirmou que não há nos autos elementos externos de corroboração que confirmem, de forma independente e segura, as informações prestadas pelos colaboradores premiados em seus depoimentos.
Além de Gleisi, o STF também absolveu o ex-ministro Paulo Bernardo e o empresário Ernesto Kugler Rodrigues.
Esta foi a segunda grande derrota estratégica da lava jato no Supremo em menos de uma semana. A primeira ocorreu com a declaração da inconstitucionalidade das conduções coercitivas.
Dia 26 ocorrerá neste mesmo Supremo Tribunal Federal o julgamento sobre o entendimento da prisão em segunda instância, se aprovada e revogada a prisão em segunda instância, o Ex-presidente Lula pode vir ganhar a liberdade bem antes da final da Copa. Caberá a estes Ministros decidirem sobre o caso.