Hoje o brasileiro está sentindo seu bolso mais leve, por 6 x 3 (votos), o STF manteve a decisão e considerou que o fim do Imposto Sindical é constitucional. Desde da atualização da forma trabalhista ocorrida no final de 2017, o imposto sindical tinha sido colocado no projeto como opcional as pessoas que quisessem contribuir e não mais obrigatório.
Porém a ação chegou ao Supremo Tribunal Federal para ser julgada se a decisão era constitucional ou inconstitucional, com um placar apertado foi mantida a decisão e o Imposto Sindical passou a ser opcional.
Hoje o Brasil mantém uma verdadeira “fábrica de sindicatos”. Ao todo são 16.720 sindicatos que arrecadam anualmente uma quantia de 3,54 bilhões de reais anuais (valores aleatórios). Com a decisão proferida pelo STF, esperamos agora que o brasileiro que nada se beneficia dessa máquina de fazer dinheiro, pois a maioria dos sindicatos são pelegos, possam respirar financeiramente.
Salientando que em países vizinhos como a Argentina, Chile, Estados Unidos e outros países da Europa, o número de sindicatos existentes é absurdamente menor com parado com os números do Brasil. É a hora de darmos mais um passo ao desaparelhamento do “estado”.