Inclusão social nos dias atuais é um dos temas mais abordados nos últimos anos no nosso país, porém, ainda sentimos a escassez de pessoas que realmente querem se envolver em projetos que visam mudar a realidade de pessoas pobres, carentes e sem muita expectativa de vidas.
A falta de empenho do poder publico em melhorar a qualidade de vida da população mais carente e periférica, causa uma desigualdade social, que por muitas vezes, os envolvidos em melhorar a situação, culpam determinadas ideologias “políticos-econômicas” como “capitalismo x socialismo”, porém não iremos abordar esse tema agora, devido a complexidade do mesmo. Deixaremos vocês pensarem um pouco.
Na cidade de São Paulo do Potengi, surgiu um projeto social com o nome do saudoso Padre Monsenhor Expedito. Trata-se da “Escolinha de Futebol Monsenhor Expedito” que fica localizada no bairro da cidade que também leva o nome do Padre. Este conjunto habitacional é um dos bairros mais distantes do centro da cidade e pudemos ver a precariedade do mesmo.
O projeto é tocado pelo jovem Fábio Melo, bem conhecido na cidade e amigo pessoal desse blogueiro que esteve presente no domingo (22), fazendo o acompanhamento de como funciona esse projeto, a convite do nobre amigo Ronaldo Brandão e Daniele (assistente social) que passam agora ser “padrinhos” do projeto, batalhando por melhorias no tocante a ajudar essas crianças e adolescentes.
A escolinha é composta por 20 garotos, que todos os domingos se reúnem pela manhã para realizar treinamentos futebolísticos com o comando do idealizador do projeto Júnior. Com um campo de terra e traves improvisadas, o Júnior observou que muitos jovens daquele bairro estavam com o tempo ocioso e mente vazia, e para fazer algo de diferente para tocar o projeto sozinho, reuniu os garotos, organizaram as ferramentas e fizeram de um terreno cercado por matas o seu campo para o entretenimento.
Vimos na humildade, simplicidade e empatia dos jovens que a ideia elaborada foi bem vista, tanto pela garotada quanto pelos pais, que viram seus filhos ali reunidos jogando, treinando e respondendo aos comandos do treinador, porém é uma batalha árdua, visto que o intuito do projeto é afastar os garotos da marginalidade que assola toda região do Potengi, inclusive a cidade.
Como criador do projeto o Júnior tem se desdobrado para manter os jovens no projeto, mas para isso é necessário levantar fundos para compra de equipamentos como Kit de primeiros socorros, bolas, coletes e outros adendos, porém não é apenas isso. Como se trata de um bairro carente, muitos garotos às vezes sequer tem alimentação em casa e com todo esforço, Júnior tem conseguido juntar pequenas quantias para comprar lanches e servir aos garotos ao término dos treinos, mas nem todo domingo ele consegue.
Foi nesta questão que o Júnior conversou com o Ronaldo, explicou a situação e pediu ajuda para conseguir tocar o projeto pra frente. De pronto Ronaldo se comprometeu em ajudar e com uma simples ideia, o Ronaldo pelos contatos que tem na capital do Estado, conseguiu conversar com um jogador profissional do Abc de Natal e mostrou a situação. A conversa gerou frutos. Foi doada uma camisa oficial do Abc de Natal para a Escolinha Monsenhor Expedito.
O Ronaldo então resolveu fazer uma rifa desta camisa e todo dinheiro arrecadado será doado para a Escolinha manter-se por um período de tempo até conseguir um patrocínio que ajude o projeto.
A rifa passará ser vendida a partir do dia 27 deste mês até o dia 26 de agosto. O sorteio será no último domingo de agosto no Campo da Escolinha Monsenhor Expedito.
O valor da rifa custa apenas R$ 2 reais (valor irrisório), o valor da camisa oficial custa R$ 159,00 reais sendo o modelo mais novo e todo valor arrecadado será doado para a Escolinha Monsenhor Expedito. Além disso, está disponibilizado uma conta poupança para quem deseja depositar qualquer quantia simbólica, afim de ajudar o projeto. Torcemos muito que tudo dê certo e desde já queremos agradecer ao Ronaldo e ao Júnior pelo convite feito ao Blog.
Agência: 2008
Conta-poupança: 20301-8
Caixa Econômica Federal.
Ronaldo Brandão de Araújo.
Telefone: 084 99449-3173
Fotos da camisa!