O Rio Grande do Norte sozinho responde por 95% do sal produzido em todo país. Só em Macau são 1.000 toneladas de cristais de sal de alta pureza, que fazem do Brasil o quinto maior produtor do mundo.
Desde 1802 que existe exploração de sal no estadoSalineira da época – Foto do acervo Rostand Medeiros @ TOK de HistóriaHá mais de 200 anos explorações normais e extensivas acontecem em Mossoró, Areia Branca, Açu e Macau. Mas jazidas espontâneas já eram conhecidas desde o início da colonização.
Mas a primeira referência que se tem sobre sal no RN aconteceu em 1605!Antiga usina de sal que ficava localizada no início do istmo macauense. Acervo histórico do engenheiro Haroldo Martins. Via: http://macauemdia.blogspot.com.brIsso pode ser comprovado pelo documento que Jerônimo de Albuquerque, um dos fundadores da cidade de Natal, escreveu para seus filhos Antônio e Matias em 20 de agosto de 1605. No documento ele fala de salinas formadas espontaneamente a aproximadamente 40 léguas ao norte, o que corresponde hoje as salinas da cidade de Macau.
Entre 1844 e 1845, 78 barcos carregaram, só em Macau, 59.895 alqueires de sal.
Barco tradicional da época utilizado no transporte de sal. Foto do acervo Rostand Medeiros @ TOK de História
Que são aquelas bolsas ou cestas que se coloca sobre o dorso animais e ficam pendente para ambos os lados.
Porém, embora o sal extraído no RN tivesse uma excelente qualidade natural, ele ainda perdia para o Europeu.
Salinas em Lançarote – Ilhas Canárias (arquipélago espanhol no Oceano Atlântico). Via: Blog do Professor Marciano Dantas
Isso por causa das más condições de exploração e produção. O sal europeu era mais barato e melhor preparado. Além do mais havia uma especial dificuldade no transporte por causa do acúmulo de lixo, areia e pedras das beiras dos rios Mossoró e Açu, o que aumentava muito o preço do sal potiguar.
Parabéns, não é a toa que o blog tem nome de leitura.
Sou fa viu
Avante com as leituras meninos.
Obrigado Adriana! Estamos sempre estudando pra trazer novos conteúdos aqui no blog! Obrigado pelo Feedback!
O sal potiguar é produzido mais precisamente em Galinhos, Guamaré, Macau, Caraúbas, Areia Branca, Grossos e lá.
????????? Como assim Caraúbas tem salinas kkkkkkk e fala que mossoró produz sal é sem graça !
Pesquisem mais