As eleições de 2018 trará consigo uma oportunidade de mudança no senado federal aqui no Rio Grande do Norte. Apesar de vivermos a era da “informação”, poucas pessoas que conhecem como funciona o processo eleitoral no Brasil, pelo simples fato de não pesquisar, ler e entender este cenário político confuso que dar nó na cabeça de muitos.
Um mandato de um senador da república dura 8 anos, ou seja, a cada 8 anos nas eleições presidenciais, o senado federal abre 2 vagas para renovação em cada estado do país. Cada estado tem direito a 3 vagas no senado, que dar um total de 81 senadores da república.
A cada 8 anos, o processo eleitoral permite que 2 vagas do senado seja renovada, onde as pessoas tem o direito de votar nos atuais senadores reelegendo-os ou renovando com outros nomes. Isso ocorre porque um ou dois senadores terminam seus mandatos alternados.
Esse ano o Rio Grande do Norte terá a oportunidade de escolher duas opções ao senado, devido dois dos seus três senadores está terminando seus mandatos, José Agripino e Garibaldi Alves, com isto, duas vagas são abertas para renovação da cadeira ou para reeleição dos dois candidatos. Já no caso da senadora Fátima, como foi eleita em 2014, mesmo não conseguindo se eleger no pleito de 2018 para o governo do Estado, continuará como senadora até 2022, quando haverá nova eleição e apenas uma vaga em aberto.
Confira com mais detalhes no link abaixo e entenda!