Donald Trump ameaçou tirar os Estados Unidos da Organização Mundial do Comércio (OMC) se não “moldar” e tratar melhor os Estados Unidos. O presidente dos EUA emitiu a ameaça contra o órgão internacional de comércio durante uma entrevista com a Bloomberg.
“Se eles não se moldarem, eu me retiraria da OMC“, disse Trump, tornando pública uma proposta que ele teria feito aos principais assessores no passado.
De acordo com Axios, Trump expressou consternação de que os EUA ainda faziam parte do órgão de comércio global.
Uma fonte disse ao Axios que o presidente costumava fazer comentários como: “Não sei por que estamos nisso. A OMC é projetada pelo resto do mundo para ferrar os Estados Unidos ”.
O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, mais tarde descartou a idéia como “um exagero”, enquanto o secretário de Comércio, Wilbur Ross, disse em julho que considerava a conversa de se retirar da OMC “um pouco prematura”.
A administração de Trump buscou ajuda da OMC sobre as tarifas de retaliação da China, União Européia, Canadá, México e Turquia, argumentando que as regras da organização comercial tornavam as medidas ilegais.
A repetição de Trump da ideia veio quando ele também disse a Bloomberg que ele quer avançar com um plano para impor tarifas sobre US $ 200 bilhões em importações chinesas assim que um período de comentários públicos terminar na próxima semana.
Isso fez com que as ações dos EUA caíssem, fechando pela primeira vez em quatro dias.
A média industrial da Dow caiu 138 pontos, ou 0,53%, para 25.987. O índice S & P 500 caiu 0,44%, para 2.901, enquanto o índice composto Nasdaq caiu 0,26%, para 8.088.
Fonte: The Guardian