Após um longo julgamento que durou horas para decidir a elegibilidade de Luiz Inicio Lula da Silva, o Supremo Tribunal Federal encerrou a votação com um placar esmagador de 6 x 1, tornando o ex-presidente Lula inelegível, negando sua participação nos programas eleitorais do PT.
A Lei Complementar 135/2010 (Lei da ficha limpa) sancionada em 2010 pelo próprio ex-presidente Lula quando ainda “era presidente” deixa claro que qualquer cidadão que tenha sido condenado pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio e outros crimes que estão previstos na lei, os quais o ex-presidente foi condenado já o tornava inelegível para o pleito.
O que a população brasileira assistiu ontem, podemos classificar como um verdadeiro circo, onde nós espectadores éramos os palhaços, o STF o “animador” e o já condenado e preso, ex-presidente Lula era a “plateia”. Um verdadeiro circo transmitido para o mundo, onde quem sai desmoralizada do julgamento é a justiça por julgar algo que já era previsto na lei, bastava aplica-la.
Devemos lembrar que o ex-presidente Lula não é o único corrupto deste país, infelizmente temos um congresso infestado de parasitas que sugam o dinheiro público de forma espontânea e escancarada, prejudicando todo processo de desenvolvimento que o país precisa. Devemos salientar também o cidadão brasileiro é um dos maiores responsáveis pela degradação das instituições e pelo aumento da corrupção do país.
Estamos vendo um processo de mudança acontecer no cenário político brasileiro, mesmo que de forma lenta, mas está havendo. Por meio de algumas instituições, autoridades e pessoas que ainda se sobressai, a política nacional está se modificando. As pessoas tem debatido, pesquisado e lido sobre todo processo de mudança, embora falte muito o que aprender com a política.