Publicamos ontem em primeira mão na nossa página do Facebook que o PSL/RN estaria arquitetando planos de apoiar o candidato ao senado federal Geraldo Melo, junto com outros dois candidatos que o partido já vinha demonstrando apoio, o Levi Costa do PRTB e a candidata Magnólia Figueiredo do SD.
Tomamos conhecimento de que existira uma nota de convocação aos corregilionários do partido para se fazerem presentes hoje 25/09 às 16:00hs na sede do Partido na Av. Senador Salgado Filho, em frente ao Bob’s Burguer. Confira abaixo a nota emitida pelo PSL.
“Em virtude da celeuma criada em torno do anúncio do apoio do Diretório Estadual do Partido Social Liberal (PSL) aos candidatos ao senador Geraldo Melo (PSDB), Magnólia Figueiredo (SD) e Bispo Levi Costa (PRTB), o presidente do partido no RN, Brigadeiro Carlos Eduardo da Costa, fez questão de esclarecer na tarde desta segunda, 24, que a citação aos nomes é apenas uma indicação aos simpatizantes do partido e que leva em conta valores defendidos pela agremiação e por seu principal líder, o presidenciável Jair Bolsonaro, entre eles a ética, honestidade, retidão e defesa da família. “O PSL não tem candidato ao Senado no RN e, como vínhamos sendo cobrados pelos nossos apoiadores de que indicássemos nomes, a Executiva do partido procurou identificar, entre os candidatos que estão postos, aqueles que tinham perfis alinhados com o que nós defendemos. Chegamos a estes nomes e os estamos indicando, mas sem nenhum compromisso direto. “É para externar o pensamento do Diretório. Só isso “, diz o Presidente”.
Confira o convite!
Diante da repercussão negativa logo tomada nas redes sociais, o partido PSL agindo rápido, procurou um dos Blogs mais acessados do estado para emitir uma nota “desmentindo” a informação que fora repassada nas mídias sociais para o conhecimento de todos, porém eles não contavam com um equívoco que seria praticado pelos próprios.
Na publicação feita pelo Blog do BG feita às 16:56hs de 24 de setembro, o PSL emitiu a nota pública desmentindo a informação que estava ganhando as redes sociais, alegando se tratar de uma notícia falsa e que o partido só apoiava dois candidatos até o presente momento, o Levi Costa e a Magnólia Figueiredo. Porém as 18:10hs novamente o PSL atualiza a nota no Blog do BG dizendo que a mesma que fora emitida às 16:56hs tinha sido feita pela assessoria do PSL e não pela assessoria do ex-senador Geraldo Melo. Ainda na mensagem emitida, o partido confirma que o banner feito e publicado nas redes sociais foi criado também pela assessoria do partido. Confira abaixo os prints dos horários.
Sabemos que o partido do Bolsonaro, PSL, tinha uma junção com outro partido que se denomiva “LIVRES” e que seu vies ideologico era socialista liberal, podemos denominar de “socialismo Fabiano” ou melhor “Esquerdista”. Quando Bolsonaro assumiu a presidência do PSL, o LIVRES foi contra algumas medidas tomadas pelo Bolsonaro e eles emitiram uma nota dizendo que a partir daquele momento estariam deixando o PSL/LIVRES para ficarem sozinhos, formando assim o partido “LIVRES”.
Aqui no estado do RN o PSL ainda tem forte ligações com o “LIVRES”, não por meio de partidos, mas por meio dos movimentos “sociais” criados por ambos, sabemos que existe inúmeros grupos de movimentos que integram a campanha do Bolsonaro pelo país e alguns desses grupos foram algumas alas que abandonaram o Jair Bolsonaro quando o mesmo entrou verdadeiramente para disputa da presidência, podemos denominar que o grupo Força Democrática é um deles, junto com MBL e outros. Eles tem se organizado e criado vários movimentos em defesa do Bolsonaro, mas qual intuito agora na reta final de campanha? Seria a “FAMOSA CARONA”?
Estamos vendo isso acontecer em todo país, até mesmo de dentro do PSDB nacional políticos tradicionais tem abandonado o partido para passar a defender as ideias de Bolsonaro, o que causa estranhenza, logo agora na reta final da campanha, os que orejizavam Bolsonaro, tomam partido e vem sorrindo em apoio ao mesmo, é a “FAMOSA CARONA”?.
Bem, a questão do partido apoiar aqui no Estado o Presidente do PSDB e candidato ao senado federal Geraldo Melo, “se” por questões ideologicas conservadoras, tudo bem, a linha de pensamento do candidato condiz com aquilo que o PSL nacional defende. Mas a questão é bem maior que isso, é uma estratégia política, um jogo político que o partido não se atentou e pode vir eleger uma adversária política a nível de estado e federal.
Com o apoio dado ao Geraldo Melo, o partido iria dividir os votos entre dois candidatos, o próprio Geraldo Melo e o atual senador Garibaldi Alves, com isso abriria caminho para a adversária Zenaide Maia ganhar com folga uma das vagas em que esses três estão em disputa, Zenaide, Garibaldi e Geraldo, ou seja, seria deixar livre o caminho para eleger Zenaida Maia senadora do RN.
Não trata-se apenas de questões ideologicas esse fato, isso demonstra que dentro do partido PSL em alguns estados estamos vendo casos de políticos que se filiaram ao partido quando viram que o nome do Bolsonaro estava crescendo, “lideranças” que ficaram omissas durante inicio, o meio e só surgiram agora no final da batalha quando viram que a população poderá eleger Bolsonaro sem ajudar de nenhum político tradicional.
As fatos estão postos na mesa, nosso dever é fazer a democracia funcionar, seja ela dentro ou fora de qualquer partido político, pois estamos vendo a cada dia que “partidos políticos” neste país são mega empresas privadas que agem de acordo aos interesses de poucas pessoas e que não estão preocupadas com o bem comum de todos. Muitos agem como “facções” e isso deve ser combatido, seja ele de esquerda ou direita.
Excelente materma.
Uma verdadeira aula sobre ética partidária.
Matéria.
Obrigado!