A cidade de Campina Grande, no Agreste paraibano, pode sediar um Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização. A ação poderá decorrer do acordo entre Brasil e Israel e é uma proposta do governo brasileiro. Marcos Pontes, atual ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações cumpre agenda de encontros e reuniões com cientistas em Tel Aviv cujo objetivo é conhecer e identificar possíveis projetos de inovação e tecnologias de áreas diversas.
À imprensa, Marcos disse que o Centro deve desenvolver estudos precisos que apontem soluções diversas para a questão hídrica típica da região.
Após desenvolvê-los, os dados devem ser repassados ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
“Quem vai coordenar isso [o Centro] é o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), que faz parte do MCTIC, junto com a Universidade Federal de Campina Grande. O centro vai testar tecnologias e aferir o gasto de energia, custo de manutenção, a vazão de água e assim por diante. O ministério será uma ferramenta para ajudar o Ministério de Desenvolvimento Regional, que é responsável por colocar em escala e garantir a segurança hídrica”, declarou.
Empresas interessadas em participar do projeto poderão, inclusive, se cadastrar no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O prazo para oficializar o interesse em participar se estende até o dia 18 de fevereiro.
“Israel é um país com quem já temos uma boa relação, é o 11º país no ranking global de inovação e aproximadamente 50% da água consumida lá vem de fontes não convencionais, como reuso e dessalinização. A missão tem uma finalidade técnica para observar tecnologias que existem lá, verificar processos de inovação que nos sejam úteis e que nós possamos estreitar essa relação para trazer benefícios para nosso país”, completou o Ministro.