A DHL Express, divisão da Deutsche Post DHL Group, planeja dobrar o tamanho da operação brasileira em termos de volume de encomendas e receita nos próximos dois anos. Nos últimos 12 meses, o crescimento também foi nesta proporção. As encomendas dos clientes do comércio eletrônico como Mercado Livre e Amazon serão importantes para a companhia alcançar essa meta.
“O Brasil está entre os 25 maiores mercados para a DHL Express no mundo, mas nos próximos cinco anos deverá ficar entre os 15”, afirmou Mike Parra, presidente para as Américas. Na região, o país é o quarto principal mercado, depois dos Estados Unidos, Canadá e México, mas tem o segundo maior potencial de expansão nos segmentos doméstico e internacional.
Para o executivo, o país é um dos mais estáveis na América Latina. Mirele Griesius Mautschke, presidente da DHL Express Brasil, disse que as expectativas para economia com o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) são positivas. “Espera-se que a área de infraestrutura receba mais atenção para que o setor consiga aproveitar melhor as oportunidades.
No ano passado, os investimentos em bens de capital realizados pela DHL Express no Brasil somaram R$ 22,5 milhões. Fatia de R$ 7,5 milhões foi destinada para remodelar sua operação aeroportuária em Guarulhos (SP), inaugurada nesta semana, que recebeu novos equipamentos, como esteiras motorizadas, raio-x e área alfandegária. Segundo Mautschke, a perspectiva é que o desembolso cresça em 2019.
Com 2,4 mil m2, o centro operacional terá capacidade para processar 1,8 mil peças por hora, um aumento de 30% na produtividade. Todas as exportações são feitas a partir desta área. Em 2018, a DHL já havia inaugurado um centro de distribuição na capital paulista. Ao longo deste ano, a companhia planeja ampliar os escritórios nas regiões Norte, Nordeste e centro-oeste.
Além do comércio eletrônico, que representa 30% das encomendas movimentadas no Brasil — nas Américas são 45% –, a empresa de transporte expresso e logística pretende ampliar o atendimento a pequenas e médias empresas. Apesar do crescimento do varejo on-line, a maior parte das atividades no país ainda são de exportação e importação.
No terceiro trimestre de 2018, a Deutsche Post DHL Group obteve receita de EUR 14,8 bilhões, avanço de 1,4% em base anual. No acumulado de janeiro a setembro, a receita atingiu EUR 44,6 bilhões, aumento 0,7% em relação ao mesmo intervalo de 2017.
Parra afirmou que as Américas são o terceiro maior mercado da DHL Express, atrás de Europa e China-Pacífico. O principal destino final de mercadorias na companhia são os Estados Unidos.