Em 2009, o Brasil fez o primeiro leilão para geração de energia por meio dos ventos. Naquela ocasião, o Rio Grande do Norte foi a unidade da federação que mais teve projetos contratados – um total de 23. Passados dez anos, os investimentos do setor movimentaram aproximadamente R$ 15 bilhões, e o estado consolidou a liderança nacional de produção dessa matriz energética.
Um complexo eólico localizado no Rio Grande do Norte receberá investimento de R$ 2,4 bilhões. O empreendimento fica localizado numa área que atinge quatro municípios: Riachuelo, Bento Fernandes, Caiçara do Rio do Vento e Ruy Barbosa.
O empreendimento terá potência instalada de 445 megawatts, com equipamentos da dinamarquesa Vestas, que fornecerá 106 turbinas ao complexo. O projeto tem potencial para uma segunda fase que poderia levar a capacidade a 950 megawatts.
O blog conversou com a prefeita da cidade de Riachuelo, Mara Cavalcanti, a qual enfatizou que desde o inicio de sua primeira gestão vem correndo atrás desse investimento que irá trazer empregos e desenvolvimento para o município.
“Com a instalação de parques eólicos em nosso município, Riachuelo se beneficiará por meio da geração de emprego e de riqueza (serão pagos royalties ao Município), além das vantagens do ponto de vista da economia energética e da sustentabilidade”, disse a prefeita.