O uso de carvão como combustível remonta a milhares de anos.
A demanda pela fonte de energia realmente começou a subir durante a Revolução Industrial e continua a alimentar algumas das maiores economias do mundo atualmente. No entanto, com o aquecimento da revolução da energia limpa, o carvão continuará sendo uma opção viável?
A visualização de dados de hoje da Carbon Brief mapeia o número variável de usinas globais de carvão em operação entre 2000 e 2018. A linha do tempo interativa extrai os dados mais recentes do Global Coal Plant Tracker e apresenta cerca de 10.000 unidades de carvão aposentadas, operacionais e planejadas, totalizando cerca de 3.000 gigawatts (GW) de capacidade em 95 países.
No mapa, o tamanho de cada ícone circular representa a capacidade de carvão de cada usina em megawatts (MW). Os dados também destacam o tipo de carvão queimado e as emissões de CO₂ produzidas como resultado.
UMA FONTE DE ENERGIA PRECÁRIA
Ao longo de sua história, o carvão tem sido usado para tudo, desde aquecimento doméstico e fabricação de aço, ferrovias, usinas a gás e eletricidade. O combustível teve um papel fundamental no desenvolvimento econômico e tinha um futuro promissor com uma enxurrada de inaugurações de fábricas.
No entanto, em 2016, a produção de carvão caiu 231 milhões de toneladas de equivalente de petróleo (Mtep). Combinado com uma rápida desaceleração de novas usinas em construção, o total de unidades de carvão que operam em todo o mundo caiu pela primeira vez em 2018.
Com a frota restante de usinas operando menos horas do que nunca, o fechamento de usinas foi acionado na África do Sul, Índia e China – corroendo constantemente os resultados do carvão. As tendências do setor também forçaram uma onda de empresas de carvão a declarar falência recentemente, incluindo gigantes como Peabody Energy e Alpha Natural.
O CARVÃO PODE COMPETIR COM ENERGIA LIMPA?
Hoje, o carvão está enfrentando uma concorrência acirrada com gás natural de baixo preço e energia renovável cada vez mais barata – principalmente de energia eólica e solar. Além disso, os custos de energia solar continuarão a diminuir a cada ano e serão reduzidos pela metade até 2020, em relação aos números de 2015.
Na visualização interativa, o declínio do carvão é especialmente evidente em 2018, à medida que o fechamento de usinas varre o mapa. O gráfico mostra como vários países, principalmente a China e a Índia, fecharam muitas centenas de unidades menores, mais antigas e menos eficientes, mas as substituíram por modelos maiores e mais eficientes.
Atualmente, a China mantém a maior frota de usinas de carvão, consumindo impressionantes 45% do carvão mundial.
RUMO A UMA NOVA REALIDADE
O carvão é o combustível fóssil mais intensivo em carbono e, para cada tonelada de carvão queimada, existem aproximadamente 2,5 toneladas de emissões de carbono . A Agência Internacional de Energia afirma que todo o carvão não eliminado deve ser eliminado dentro de algumas décadas para que o aquecimento global seja limitado.
Apesar desses avisos, a demanda global por carvão deve permanecer estável pelos próximos cinco anos, com quedas nos EUA e na Europa compensadas pelo crescimento imediato na Índia e na China. Estes últimos são os principais atores do mercado global de carvão, mas acabarão vendo um declínio gradual na demanda à medida que se afastarem da industrialização.
Uma eliminação total do carvão não tratado está prevista para 14 dos 78 países movidos a carvão do mundo, com muitos desses países trabalhando para converter a capacidade de carvão em gás natural.
À medida que o preço da geração solar premium cai constantemente, e a inovação em tecnologia de energia renovável se torna mais proeminente, o mundo está voltando sua atenção para uma economia de energia limpa. Um renascimento global do carvão parece cada vez menos provável – e o combustível fóssil pode muito bem se tornar um dia obsoleto.
Nota do editor: o mapa usa o WebGL e não funcionará em alguns navegadores mais antigos. O mapa também pode falhar ao carregar se você estiver usando um plug-in de bloqueio de navegador.