
O pequeno jovem ativista ambiental colombiano Francisco Vera foi homenageado em uma cerimônia em alusão ao Dia da Amazônia, nesta terça-feira (05), na Câmara do Rio. Ele foi nomeado o primeiro jovem defensor do meio ambiente e da ação climática para a América Latina e o Caribe pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em junho deste ano, durante as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente.
A secretária de Ambiente e Clima da Cidade do Rio de Janeiro, Tainá de Paula, participou da cerimônia e comemorou o ativismo ambiental de crianças e adolescentes.
“Se torna um sopro de vida para qualquer pessoa que luta por uma sociedade mais sustentável. Para mim, pessoalmente, é uma responsabilidade enorme participar desse momento, de entrega da honraria a um jovem que já possui tanta bagagem na luta por melhorias climáticas”, afirma Tainá.
Francisco é ativista e defensor do direito ao meio ambiente saudável e, há anos, se dedica à educação ambiental por meio do grupo “Guardiões da Vida”. Graças à sua presença nas redes sociais e ao envolvimento com um programa virtual de ativismo ambiental e uma rede de escolas, ele amplia sua luta pela ação climática, os direitos da criança, a justiça climática e os direitos humanos.
Durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), realizada no Egito, em novembro de 2022, Francisco falou sobre ações lideradas por crianças e adolescentes para a mudança climática e arrancou elogios do Diretor-Geral do Unicef para a América Latina e o Caribe, Garry Conille, diretor regional do UNICEF.