
O título da Copa do Mundo do Catar, no fim do ano passado, não freou o apetite de Messi por atuar na seleção da Argentina. Ainda sem saber se joga a Copa de 2026, o craque deve ser titular hoje, contra o Equador, às 21h (SporTV transmite), quando a albiceleste estreia nas Eliminatórias sul-americanas. Mas há dúvidas quanto a sua presença em toda a data Fifa.
Ontem, o técnico Lionel Scaloni, de contrato renovado para o novo ciclo da seleção, foi questionado sobre os dois assuntos. Quanto à presença na Copa de 2026, que terá como sedes Canadá, México e Estados Unidos — onde Messi atua, pelo Inter Miami —, se distanciou na resposta e relembrou que a Argentina não está classificada:
— Não sei nem se eu vou estar, muito menos Messi. Não falamos disso, o futebol muda muito. Temos que ser prudentes, mas pelo bem do futebol, é lógico que queremos. Nos faria mais felizes, mas há muita coisa até lá.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2023/x/B/faGZhFTRKCt2TZ4aWUQw/104205750-argentinas-head-coach-lionel-scaloni-speaks-during-a-press-conference-in-ezeiza-bueno.jpg)
Já sobre os compromissos das Eliminatórias, desconversou. Na imprensa argentina, há informações de que o craque seria poupado da viagem para La Paz, onde a “scaloneta” enfrenta a Bolívia na terça-feira.
O objetivo seria antecipar o retorno ao Inter Miami, cuja temporada na MLS não será paralisada na data Fifa. O time do argentino entra em campo no sábado, contra Sporting Kansas City, e depois, no dia 16, contra o Minnesota United.
— Falei um pouco com ele, que se colocou à disposição. Está bem, contente e feliz. Encontrou um lugar onde o querem. Mas independente de onde esteja, é feliz jogando futebol. Estamos contentes em tê-lo conosco. Jogará tudo que puder jogar — afirmou Scaloni.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2023/R/d/s4dvRQTtWNTq635jsaLA/104180013-inter-miamis-argentine-forward-10-lionel-messi-vies-for-the-ball-during-the-major-le.jpg)
Na última entrevista em que falou do assunto, Messi garantiu a um jornal chinês que não estaria na Copa: “Gostaria de estar lá para assistir”, afirmou. Enquanto não crava uma decisão, será um ponto de referência e experiência na renovação da albiceleste.
Em uma convocação larga, com 32 jogadores, Scaloni chamou 17 atletas com 25 anos ou menos. Quatro deles são estreantes na seleção: os atacantes Lucas Beltrán, da Fiorentina, e Alan Velasco, do FC Dallas-EUA, além da dupla do Athletico Zapelli (meia) e Esquivel (lateral).
O tamanho da lista e a entrada de jovens jogadores tem também como objetivo a integração (e possível intercâmbio de partidas) com a seleção sub-23, que joga o Pré-Olímpico em janeiro do ano que vem.