
Não há dúvidas de que as histórias nos levam a outros lugares, estimulando a nossa imaginação, mas há livros que têm a capacidade de despertar outros sentidos – e eles estão entre os mais procurados pelos visitantes da Bienal do Livro Rio 2023.
É o caso do “Café com Deus Pai”, de Junior Rostirola, editado pela Vélos, que traz textos devocionais diários e uma nova proposta de leitura bíblica com cheiro de café em suas folhas. Na Mostarda, editora infantil e inclusiva, há uma coleção em braile com audiobooks, elaborada com apoio da Fundação Dorina Nowill.
A obra de estreia do selo Livros da Alice, da Ediouro, é “As músicas que você nunca ouviu”, escrito por Becky Jerams e Ellie Wyatt, que traz a experiência de leitura imersiva multiplataforma, ochamado “booksical”.
Acompanhado por um QR code, o livro, que fala sobre jovens apaixonadas por música, faz do leitor um ouvinte ao acessar um álbum com 14 faixas também escrito e composto pelas autoras, que na ficção são creditadas às personagens principais do livro, Meg e Alana.
Cada música do álbum corresponde a momentos-chave da narrativa. Já a editora Harlequin, os livros Um salto para o amor, da Aione Simões, e Pimenta & Mel, da Bolu Babalola, também têm playlists próprias.