A Câmara do Rio autorizou a abertura de três novas frentes parlamentares no Diário Oficial da Casa desta segunda-feira (23). São elas a Frente Parlamentar em Defesa do Respeito às Mulheres no Universo dos Games na Cidade do Rio de Janeiro; a de Combate ao HIV e AIDS, o Preconceito, o Estigma e às Comorbidades Decorrentes da Aids; e em Defesa das Feiras de Adoção de Animais.
Vale lembrar que esse tipo de colegiado é, por definição, um espaço pluripartidário, já que, para sair do papel, precisa do apoio de representantes de diferentes siglas. E no caso do Legislativo municipal, eles devem ter entre os objetivos aprimorar as leis locais sobre o tema.
A primeira frente, com foco em frear o assédio sofrido por mulheres gamers, fica sob a batuta do vereador Vitor Hugo (MDB), e conta com 23 parlamentares. Com 17 vereadores, a segunda é comandada por Monica Benicio (Psol), com o objetivo de acender um alerta para a questão das DSTs.
Quem fica responsável pelo comando da terceira é João Ricardo (PSC). Com um tema bem pouco polêmico, e que costuma mobilizar de gregos a troianos, os integrantes vão de Carlos Bolsonaro (Rep) e Rogerio Amorim (PTB), a Edson Santos (PT) e Luciana Boiteux (Psol).