— Foi bem rápido e o mais gratificante é poder fazer um tratamento desse gratuito— disse Maria Antônia, que ficou sabendo do atendimento noturno por meio de uma amiga que reside em Morro do Coco, distrito de Campos dos Goytacazes.
Oswaldo fez um dos quase 200 mil procedimentos realizados pelo CEO, unidade que funciona desde março de 2021. Segundo a prefeitura de Campos, a unidade é ligada ao Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde. A unidade funciona no Centro de Saúde, que fica no prédio anexo ao da secretaria de Saúde. É preciso agendamento presencial para o atendimento realizado também na parte da noite desde setembro de 2021.
— Esse horário alternativo ajuda bastante quem não tem tempo durante o dia. Além disso, a equipe é bem atenciosa — acrescentou. Oswaldo realizou extrações, restaurações (obturação) e limpeza.
Os números divulgados pela prefeitura correspondem aos meses de março a dezembro de 2021, janeiro a dezembro de 2022 e janeiro a setembro de 2023. Uma parcela desses atendimentos ocorreu no período da noite, já que a unidade passou a funcionar também das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira.
O assessor chefe do Departamento, José Luiz Oliveira, explicou que o número expressivo de procedimentos se deve a gama de serviços ofertados pelo CEO, que vão da restauração, extração, tratamento de canal, odontopediatria, periodontia e confecção de prótese.
Ele disse que o objetivo do departamento, ao disponibilizar o atendimento noturno, é beneficiar servidores públicos e população em geral que trabalham durante o dia e não têm tempo de ir ao dentista. O CEO é parte do programa Brasil Sorridente, criado pelo Ministério da Saúde em 2004.
— O prefeito Wladimir me pediu para humanizar o serviço odontológico, cuidando das pessoas para elevar sua autoestima. Os pacientes estão voltando a sorrir — disse ele.