Quem é fã de novelas brasileiras, certamente já se perguntou qual foi delas, a mais cara de toda história da televisão brasileira. Com investimentos milionários gastos em produção, no elenco e também na cenografia, algumas novelas ganharam destaque por serem verdadeiras superproduções. Você vai se surpreende com as três novelas mais caras já produzidas no Brasil. Quem assistiu a uma dessas novelas vai saber o porque custaram tão caras.
A campeã do nosso ranking é a novela “Joia Rara”, da Rede Globo, que foi exibida entre setembro do ano de 2013 e abril do ano de 2014. Tiveram muitas cenas gravadas no Nepal, incluindo a capital Katmandu, Patan e Bhaktapur, essa produção precisou gastar com deslocamento de elenco e a equipe de produção, o resultou em um custo aproximado de R$ 800 mil reais por capítulo. A novela teve 173 capítulos, tendo como um custo total de cerca de R$ 138 milhões de reais.
Em segundo lugar está “Os Dez Mandamentos”, produzida pela Record TV entre março de 2015 e julho de 2016. A adaptação dos quatro livros da Bíblia contou com filmagens externas no deserto do Atacama, no Chile, além do uso de técnicas de efeitos especiais. Com um custo médio por capítulo de aproximadamente R$ 700 mil, a novela teve 242 capítulos divididos em quatro fases, totalizando um custo de cerca de R$ 170 milhões.
Na terceira posição está a novela bíblica “A Terra Prometida”, também produzida pela Record TV, que substituiu “Os Dez Mandamentos” no horário nobre da emissora, de julho de 2016 a março de 2017. Com um custo de aproximadamente R$ 650 mil por capítulo, a produção envolveu cerca de 250 profissionais em algumas gravações baseadas em passagens bíblicas, como a queda das muralhas de Jericó. Ao final dos 179 capítulos, o custo total da novela foi de R$ 116 milhões.
As novelas da Globo também são conhecidas pelos altos gastos de produção, especialmente as que vão ao ar no horário nobre. As tramas das 21h têm um custo médio de cerca de R$ 450 mil por capítulo, enquanto as das 18h e 19h podem chegar a R$ 300 mil por capítulo. Isso se deve ao fato de que as novelas são o produto mais rentável da emissora, com maior retorno em publicidade, justificando assim um maior investimento.