
No cenário atual, em que a internet é o epicentro da comunicação e da interação, o marketing digital se estabelece como uma ferramenta imprescindível para empreendedores de todos os ramos e tamanhos. Seja para uma startup em crescimento ou uma empresa consolidada, as estratégias digitais desempenham um papel vital no sucesso e na sustentabilidade dos negócios.
- Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e Concursos e receba as principais notícias do dia
Vivemos na era da informação digital. As pessoas passam boa parte de seus dias conectadas à internet, seja por meio de smartphones, tablets, ou computadores. Nesse contexto, o marketing digital se apresenta como a forma mais eficaz de alcançar e envolver o público-alvo.
Uma das maiores vantagens do marketing digital é a capacidade de alcançar um público com relativa facilidade. Plataformas de mídia social, motores de busca e publicidade on-line permitem que empreendedores alcancem potenciais clientes em qualquer lugar do mundo. Isso amplia o alcance e as oportunidades de negócios de maneira sem precedentes.
A empreendedora Stefani Dantas, de 33 anos, percebeu a oportunidade de surfar na onda que a rede social consegue produzir. Quando começou o negócio ainda em 2016, vendia pé de moça caseiro na rua, de comércio em comércio, de porta em porta, em Mesquita, na Baixada Fluminense. Mas depois percebeu que o negócio estava dando certo, e foi impulsionada pelas redes sociais.
— Passei a publicar no Facebook sobre os doces e dizer que estava aceitando encomendas. Foi então que percebi que essa seria uma boa estratégia para atrair mais clientes. Enquanto fazia os doces, eu também gravava vídeos e tirava fotos para gerar mais interesse nos possíveis consumidores. E publicava tudo no Facebook. Com o tempo já não era mais necessário sair para vender de porta em porta porque passei a receber pedidos diários pelo Facebook e pelo WhatsApp — conta Stefani: — Logo migrei para o WhatsApp Business para que os clientes me vissem não só como uma simples doceira, mas como uma empreendedora do ramo alimentício.
Comparado ao marketing tradicional, o marketing digital oferece um custo-benefício significativo. Campanhas publicitárias on-line podem ser ajustadas e otimizadas em tempo real, com base em métricas, como taxas de cliques, conversões e engajamento. Isso permite que empreendedores aloquem recursos de forma eficiente, evitando gastos desnecessários. Mas para obter todo esse sucesso, o empresário precisa empregar a estratégia correta que converse diretamente com o público que deseja atingir. Para isso, é preciso adquirir o conhecimento necessário para maximizar os ganhos:
— Quem empreende deve ficar atento ao planejamento, aos controles financeiros e ao marketing digital. Hoje, a presença digital é fundamental para a sobrevivência dr uma empresa. Para ter bons resultados, o empreendedor precisa ter um mínimo de conhecimento. É necessário conhecer seu modelo de negócios, ter uma estratégia definida, conhecer o nicho em que atua, além de saber onde os seus clientes estão no digital — explica Glauco Nunes, coordenador de Mercado do Sebrae Rio.
Engajamento e segmentação do público
Nas plataformas digitais, há várias ferramentas disponíveis para quem quer impulsionar um empreendimento, como perfis em redes sociais, lojas virtuais e sites. Segundo especialistas, cada ramo de negócios e cada perfil de clientes exigem abordagens diferentes na web. Aliás, dependendo da rede social, a estratégia de comunicação deve ser adaptada:
— O empreendedor não precisa se tornar um especialista em marketing, mas tem que conhecer alguns conceitos para aplicar as melhores estratégias para o seu negócio. O Sebrae tem capacitações em marketing digital que orientam e ensinam a aplicar essas ferramentas no seu modelo de negócios — destaca Glauco Nunes.
Para Stefani Dantas, as redes foram decisivas para o crescimento de sua empresa. Atualmente, ela acumula 37 mil seguidores:
— Quando comecei, não fiz cursos. Minha ferramenta de estudos era o YouTube. Então, eu via muitos vídeos e colocava em prática tudo o que aprendia por lá. Mas, em 2017, vi que era hora de me aprimorar — conta a empreendedora, acrescentando: — De lá para cá, fui me reinventando e hoje trabalho com bolos de chantilly, ganache, pasta americana, glacê-mármore, brigadeiros, cupcakes, pirulitos e bombons decorativos. Agora, sou procurada pelas confeiteiras iniciantes para dar cursos. Em breve, também serei professora de confeitaria.