
Matthew Perry, que faleceu aos 54 anos no último sábado, foi encontrado por seu assistente. A informação foi confirmada pelo Departamento de Bombeiros de Los Angeles, que deu detalhes da tentativa de resgate do astro de “Friends”. Os oficiais responderam a um chamado do 911 (telefone de emergência nos Estados Unidos) e se direcionaram à residência do ator, em Pacific Palisades, bairro de Los Angeles, na Califórnia (EUA).
Em entrevista ao jornal “Los Angeles Times”, o porta-voz do departamento explicou: “Um adulto do sexo masculino estava morto antes da chegada da equipe de resgate. Ele foi encontrado por uma outra pessoa, que reposicionou a vítima com a cabeça para fora d’água. Os bombeiros retiraram a vítima da jacuzzi e fizeram uma rápida análise médica para determinar que ele já estava morto.”
Perry ainda não teve causa de morte definida, segundo a imprensa americana. A polícia aguarda resultado de exames toxicológicos para determinar causa.
Sucesso e percalços marcaram vida de Matthew Perry
Matthew Perry ficou conhecido pelo personagem Chandler, da série americana de sucesso “Friends” (1994-2004). Profissional bem cotado, inteligente, divertido, bonito e rico. Nem assim o ator Matthew Perry teve uma vida molezinha. Divertir os outros sempre foi a ambição do artista — além de ficar muito, muito famoso. Ele chegou lá, é verdade. Só não esperava tornar-se também alcoólatra, viciado em opioides e fumante inveterado, como o próprio ponderou, abertamente, na autobiografia “Amigos, amores e Aquela Coisa Terrível”, que ele lançou neste ano (e que no Brasil foi editada pela BestSeller).
Apesar dos pesares — e dos perrengues —, Matthew Perry fez questão de pincelar doses de bom humor na maior parte das páginas do título, mesmo naquelas em que repassa momentos sórdidos ou internações que encarou para livrar-se (temporariamente) de seus vícios. Sim, o ator parece ter se divertido ao escrever o livro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2023/D/A/N11CaoSnadU3AGzAhGcg/104848528-files-actor-matthew-perry-arrives-at-the-los-angeles-premiere-of-17-again-at-the-graumans.jpg)
Nascido em 1969 nos EUA, Matthew Perry se mudou com a família para o Canadá ainda bebê. Mas os pais se separaram quando tinha 9 meses. Sua infância, ao lado da mãe sempre tão atarefada, foi uma constante luta por atenção. Como o pai se mudara para a Califórnia, o vazio só foi crescendo, crescendo, crescendo… E tornou-se crônico.
Aos 12 anos, viajando sozinho para Los Angeles, onde passaria a viver com o pai, o garoto entendeu que agora seria “cada um por si”, o que teria sido determinante para sua carreira. Ele ainda tentou se convencer de que seria um campeão nas quadras de tênis, mas não foi adiante — sobretudo depois dos 14 anos, após as primeiras bebedeiras.
Língua afiada e talento nato para as telas, Perry começou a ganhar destaque no meio artístico ainda adolescente, até que, meio por acaso, conseguiu pegar o último papel disponível para “Friends”. Ele nunca teve dúvida de que Chandler não era apenas um personagem: na sua ótica, Chandler era Matthew Perry, o próprio.
Mais recentemente, o ator costumava falar pouco sobre a série que o tornou famoso. Mas sempre reforçava que, sim, foi “o melhor emprego do mundo”. Como modéstia não era o seu forte, assegurava que seu jeito peculiar de fazer as piadinhas mudou a entonação de milhões de americanos, algo que reforça na própria biografia.