
Ao que tudo indica, em 2034, a Copa do Mundo deve retornar ao Oriente Médio. Segundo revelado nesta terça-feira, a Arábia Saudita será o único país a apresentar uma candidatura para receber o torneio, que acontece daqui a 11 anos. Uma das possíveis candidatas era a Austrália, que, inclusive, recebeu a Copa do Mundo Feminina deste ano, junto com a Nova Zelândia. Entretanto, o país da Oceania desistiu, e deixou o caminho aberto.
A Fifa estava buscando concorrentes da Oceania e do continente asiático. Desta forma, os sauditas ficaram como candidatos únicos, pois o prazo de declaração de intenção durava até o final deste mês de outubro. Segundo comunicado da federação australiana de futebol, o foco do país é receber o Mundial de Clubes, já em seu novo formato, em 2029, e a Copa da Ásia Feminina de 2026.
Apesar da distância para a Copa de 2034, a sede já deve ser homologada no próximo ano, e o processo deve confirmar o país árabe. No ano passado, o vizinho Catar foi o anfitrião.
Em 2026, a Copa do Mundo será realizada nos três países da América do Norte: Estados Unidos, Canadá e México. Quatro anos depois, acontecerá em Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos de abertura na Argentina, Uruguai e Paraguai.