
No sábado, dia da final da Copa Libertadores da América, que será disputada no Estádio Mário Filho, o Maracanã, por Fluminense e Boca Juniors, a PM colocará 2.400 homens nas ruas do Rio para reforçar o policiamento na cidade. Os números foram divulgados, nesta quarta-feira, pelo secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, durante entrevista coletiva concedida em conjunto com o secretário de Polícia Civil, delegado Marcus Amim, e com o secretário de Polícia Militar, coronel Luíz Henrique Marinho Pires, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro do Rio.
A Polícia Militar informou que, no total, 7.300 PMs serão mobilizados, entre esta quinta-feira e o domingo no esquema de segurança do feriadão na cidade. No sábado, serão mais de 2.400 homens para patrulhar a região do Maracanã e áreas de concentração de torcedores como Cinelândia, Terreirão e Passarela do Samba. Além disso, os agentes estarão também em estações do metrô e da SuperVia no Maracanã, em São Cristóvão e em São Francisco Xavier, que servem como pontos de embarque e desembarque para quem vai assistir o jogo.
Já a Polícia Civil informou que mil policiais vão ser mobilizados, incluindo agentes das Delegacias Especializada de Atendimento à Mulher (Deams) e da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).
Taxa de ocupação de hotelaria
No sábado, a taxa de ocupação de hotelaria no município do Rio será de 91%, muito próximo dos 91,57% registrados no último carnaval. Segundo Tutuca, a média atual nos hotéis, para o período 2 a 11 novembro, já está em 87, 57%.
Em bairros da Zona Sul, como Ipanema, Copacabana e Leblon, a taxa de ocupação de hotelaria já supera os números do último carnaval.
— No dia da final da Copa Libertadores nós vamos ter 91% de ocupação, que é um número muito próximo dos 91,57% de ocupação do carnaval. A gente espera que a gente possa até passar a ocupação no carnaval do Rio de Janeiro com esse evento e demonstrar a importância desse evento. Duas regiões da cidade já suplantaram essa média de ocupação, Copacabana e Ipanema e Leblon, que historicamente são as regiões com maior ocupação hoteleira. Copacabana e Leblon já com 93% e Ipanema e Leblon com 92,61% — disse o secretário de turismo.
Já na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, a taxa de ocupação prevista gira em torno de 85%, enquanto que nos bairros de Botafogo e Flamengo, na Zona Sul, e no Centro os números são de 82%.