
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Itaguaí garantiu a representação do município na Conferência Nacional da Juventude, que será realizada em dezembro, em Brasília. A cidade contou com três delegados durante os debates, realizados na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) com o tema “Juventude RJ: O futuro se constrói no agora”, na esfera estadual do encontro.
- Educação: Maricá reúne acervo de Darcy Ribeiro em exposição na Casa de Cultura
- Você conhece Teresópolis? Responda o quiz e descubra curiosidades do município
A conferência reuniu mais de 500 participantes, entre gestores da política de juventude e a sociedade civil do Rio de Janeiro. Lá, foram discutidas ideias, propostas e ações efetivas para a juventude. Foi durante o evento que a delegação que representará o Rio de Janeiro na conferência nacional foi escolhida. Bruno Philip foi um dos escolhidos pelo Creas para representar a cidade de Itaguaí e conta que teve a oportunidade de contribuir com ideias para melhorias e soluções.
— A participação de nós jovens do município de Itaguaí foi de extrema importância, pois trouxe uma representatividade significativa para a conferência. Além disso, a participação da juventude de Itaguaí mostrou sua disposição em se envolver nas discussões e na construção de políticas públicas que atendam às suas necessidades — disse ele.
Para a Secretária de Assistência Social, Micheli Sobral, somente a partir de ações coletivas podem abraçar a ideia e a resistência dos jovens do município.
— Será possível elaborar ações contínuas e duradouras que contribuam para a melhoria da sua qualidade de vida, possibilitando novas perspectiva de futuro — disse.
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Itaguaí informou que tem promovido e ampliado o debate sobre juventude no território, reunindo jovens de bairros do município e organizando iniciativas comunitárias parceiras. A pasta destaca que busca reforçar a importância dos protagonismos dos jovens na construção e organização das políticas públicas.