
Barra de São João é um distrito de Casimiro de Abreu famoso por suas praias e o clima de férias pelas ruas do litoral. Além do mar que banha a região, o local também recebe o deságue do Rio São João, que abriga remanescentes de Mata Atlântica, considerado um bioma rico em biodiversidade, mas que sofre ameaças de extinção desde o período colonial.
A nascente do Rio São João fica na Serra do Mar, bem perto da área de proteção ambiental de Macaé, e foi por causa disso que a empresa Estrada de Ferro de Maricá decidiu construir uma ponte que serviria de passagem para a ferrovia.
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Por lá, seriam instalados trilhos para que uma composição alcançasse a região de Macaé ao cortar as cidades de Búzios, Rio das Ostras e o distrito de Barra de São João. No entanto, a empresa responsável pela obra passou a enfrentar dificuldades devido à concorrência com a construção de rodovias que ligavam as cidades. O período ficou conhecido como “era das Estradas” no Brasil e impactou o negócio das ferrovias.
Em 1958 a empresa abandonou o projeto, e a ponte que seria usada para a passagem de trens passou a ser utilizada por carros. Pouco depois, o solo começou a ceder e o uso ficou impossibilitado. Em 1960, uma segunda ponte foi construída para que os veículos pudessem atravessar o Rio São João.
Pouco após ficar comprometida, a ponte caiu e se tornou um dos pontos turísticos da região de Barra de São João.
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