A TV aberta segue sendo líder no quesito consumo. Engana-se quem pensa que o streaming ou a internet estão ameaçando a existência da televisão tradicional como se conhece. Em uma matéria publicada pelo colunista José Armando Vannucci, é possível notar que a realidade está bem distante disso. De acordo com uma pesquisa realizada pela Cross Platform View, da Kantar Ibope Media, no último mês de novembro o digital correspondeu a 29,1% do consumo de conteúdo em vídeo.
Já em outubro, esse número havia sido um pouco menor, 28,6%. No último mês, a TV aberta representou 70,9% do consumo de conteúdo no formato audiovisual, um pouco abaixo do mês anterior, quando atingiu 71,4% em todo o território nacional. O estudo mostrou também como a televisão está à frente no impacto diário.
Dentro de um dia, a TV aberta chega a alcançar cerca de 31 milhões de pessoas, enquanto o streaming atinge 28,6, ficando um pouco atrás da TV aberta. Outro ponto importante de se analisar é que a TV conectada é utilizada por 49,2% das pessoas para assistir a vídeos de modo on-line. Ao passo que 42,8% assistem pelo smartphone e 6,6% pelo desktop. E apenas 1,5% acessam vídeos on-line por meio do tablet.
Saiba mais
No ranking de audiovisuais mais assistidos do país, a Globo permanece na liderança com 28% de acessos. A segunda colocação fica por conta do YouTube, com 13,9% do público. Na sequência, aparece a Record TV com 9,5%, seguida pela TV Paga com 7,5%. A quinta colocação fica com o SBT, com um total de 6,4% de share.
A Netflix e o TikTok dão conta da segunda parte desse ranking, empatados com 3,3% de acessos. A Globoplay aparece logo depois, representando apenas 0,75% do mercado. Mas ainda assim, à frente do Prime Video (0,63%), HBO Max (0,2%), Disney + (0,19%), Pluto TV (0,19%), Star+ (0,09%), Paramount (0,03%) e Vivo Play (0,01%).