O evento reuniu 1,3 mil delegados de todos os estados e do Distrito Federal e entre eles estavam, a coordenadora da CoorJuv, Larissa Garcez, que foi eleita pelo governo na conferência estadual para representar Volta Redonda na etapa nacional e cinco jovens, Maria Beatriz, de 19 anos, Iandra Cristina, de 17 anos, Carlos Gabriel, de 16 anos, e Lucas de Almeida, de 24 anos, eleitos pela sociedade civil; todos eleitos na IV Conferência Estadual do Rio de Janeiro, em outubro.
– A IV Conferência Nacional de Juventude ocorre no ano em que se completa dez anos do Estatuto da Juventude, instituído pela Lei nº 12.852, de 2013, e que representa um marco da luta de várias gerações pela garantia dos direitos das juventudes brasileiras. O momento marcou ainda o retorno do diálogo entre o governo federal e a sociedade civil. Desde 2015 a Conferência Nacional de Juventude não era realizada, uma lacuna de oito anos – falou Larissa Garcez.
Em Volta Redonda, a 5ª Conferência Municipal da Juventude aconteceu no mês de agosto, encerrando o calendário de atividades do Mês da Juventude.