O mergulhador Jim Abernethy conheceu Emma enquanto mergulhava nas Bahamas em 2001
Esqueça o cachorro, o melhor amigo do homem é um tubarão. Isso é verdade ao menos para o mergulhador americano Jim Abernethy, que tem mais de 40 anos de experiência e trabalha no sul da Flórida (EUA).
Segundo o programa americano Inside Edition, da Paramount, o mergulhador explora as águas da costa das Bahamas, na região do Caribe, há décadas. Foi nesse local que, há 22 anos, encontrou o tubarão-tigre de 4,5 m de comprimento chamado Emma. A amizade surgiu depois que Jim retirou anzóis que estavam presos na boca desse perigoso caçador dos mares. Essa atitude fez com que o animal ganhasse a confiança do humano.
“Não há dúvida de que Emma tem sido minha amiga todos esses anos”, conta o mergulhador ao programa.
Normalmente, os tubarões-tigre têm a fama de serem predadores agressivos e ferozes, mas Jim Abernethy diz que Emma não é como os outros.
Ela é uma querida, revela o profissional, mais parecida com um cachorro do que com uma “devoradora de homens”. Ela até cutuca gentilmente o “amigo humano” quando o reconhece no fundo do mar e gosta de ter a cabeça acariciada.
Jim conta ao Inside Edition que se comunica com Emma usando sinais específicos com as mãos e que ela nunca agiu agressivamente com ele.
“Emma, assim como os demais de sua espécie, têm emoções e sentimentos. É fundamental que todos cuidemos deles”, comenta o mergulhador.