Os dados (coletados pelo segundo ano pelo IFC) foram apresentados na quinta-feira (21) pela diretoria da Fecomércio aos diretores do Carnatal e da Clap Entretenimento, Fred Queiroz e Felinto Filho, e à imprensa.
Para mapear o perfil das pessoas que participaram do Carnatal 2023, o IFC entrevistou um total de 703 participantes entre os dias 08 e 10 de dezembro. O levantamento possui margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
“Os números mostram que o Carnatal é uma festa que se consolida cada vez mais e também trazem oportunidades de melhoria para a micareta que é uma das poucas que ainda acontece no Brasil, mas mantém sua força”, avalia o diretor executivo da Fecomércio, Laumir Barrêto.
87,5% pretendem voltar ao Carnatal
De acordo com a pesquisa do IFC, a maior parte das pessoas que participou do Carnatal 2023 pertence ao sexo masculino (60%), tem de 25 a 34 anos de idade (43,4%), possui ensino superior completo (68,6%), recebe até 5 salários mínimos por mês (55,5%) e está solteiro (73,8%). Além disso, a maioria foi ao evento acompanhado por amigos (47,2%).
O estudo da Fecomércio RN também mostrou que a maior parte dos participantes reside no Rio Grande do Norte (53,2%), mas o evento também atraiu muitos turistas de outros estados – como Pernambuco (9,1%), Paraíba (5,3%), Ceará (5,1%) e São Paulo (3%).
“Estamos falando de um dos eventos mais tradicionais do calendário natalense, uma festa muito aguardada tanto pela população da capital quanto pelos turistas – não é à toa que mais de 30% dos foliões já participaram oito ou mais vezes. O Carnatal de 2023 teve um impacto econômico ainda maior que o do ano passado, então espero que esses dados ajudem o evento a continuar melhorando”, ressalta o diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber.
Mesmo representando apenas 33% do público, os turistas foram os que mais gastaram dinheiro na festa. Enquanto cada residente deixou cerca de R$ 633,21, os turistas gastaram uma média de R$ 1.374,73 ao longo do evento – um aumento moderado em relação a 2022, quando os valores médios gastos por residentes e turistas foram R$ 596,40 e R$ 1.323,25, respectivamente. Para Luciano, além de medir o impacto econômico do evento, a pesquisa é uma oportunidade de articular melhorias.
A avaliação geral do evento, por outro lado, sofreu uma leve queda desde o ano passado. Em 2023, os participantes avaliaram a festa com uma nota média de 8,72. Na edição anterior, o Carnatal havia alcançado uma avaliação média de 8,81. Para os foliões, apenas a segurança e a organização do evento foram melhores na edição deste ano.
Os resultados deixaram satisfeitos os organizadores da micareta. “Fizemos um trabalho de divulgação muito forte fora e os números da pesquisa mostram isso. Desde o ano passado viemos passando por um processo de renovação muito forte e queremos continuar crescendo e fazendo um Carnatal cada vez melhor para os participantes”, comemora o Fred Queiroz.