Na noite marcante do show no Maracanã de Ivete Sangalo, que comemora 30 anos de carreira, a plateia testemunhou não apenas um espetáculo musical, mas também um emocionante encontro entre duas amigas de longa data: Preta Gil e Ivete Sangalo. A cantora mandou recados para Preta no palco durante duas músicas “Tá solteira, mas não tá sozinha” e “Tempo de alegria”. Na manhã desta quinta-feira (21), Preta agradeceu ao carinho da amiga.
- ZapZap do EXTRA: receba as principais notícias no seu celular
“Só nós sabemos tudo que já vivemos, 26 anos de amizade, cumplicidade, respeito e muito amor!!! Ter você na minha vida é uma dádiva, uma benção!!! Obrigada por tanto, irmã, ontem o que você fez naquele estádio foi ÚNICO, você é foda num nível indescritível!!! Obrigada, obrigada, obrigada!!!!”, escreveu ela.
Durante o show, Ivete chamou Preta para cantar com ela durante a performance da música “Tá solteira, mas não tá sozinha”. “Preta, canta comigo”, ela disse. Já na hora da música “Tempo de alegria”, Ivete disparou: “Essa é para você, Pretinha”.
Este mês, Preta Gil usou as redes sociais para anunciar o fim do tratamento contra o câncer. Ela fez uma cirurgia de reconstrução do trato intestinal e reversão da ileostomia no dia 30 de novembro no Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Um comunicado no perfil de Preta no Instagram nesta sexta-feira (1) informou que a cirurgia foi um sucesso.
Depois, através de sua conta no Instagram e do X (antigo Twitter), a cantora contou passará por reabilitação no intestino que vai durar cinco anos:
“Meu tratamento oncológico finaliza após uma cirurgia de reconstrução do meu trato intestinal e reversão da ilestomia! Sigo em processo de reabilitação e ficarei durante 5 anos sob cuidados médicos, onde terei minha rotina de acompanhamento, mas que é o comum para pacientes oncológicos como eu”, escreveu, completando: “Estou muito, muito, muito feliz e grata!!! A cada um que me deixou uma mensagem de carinho, a cada abraço de afeto que recebi nas ruas. Foi um ano muito difícil, sofrido, mas de muitas vitórias, de uma onda de amor gigantesca e que foi essencial”.
Segundo Preta, ela está em processo de reabilitação com fisioterapia e será monitorada durante a remissão com exames periódicos e clínicos de imagem. A cantora aproveitou para anunciar um show em 4 de fevereiro, no Rio de Janeiro, o Bloco da Preta.
“Vai ser um show muito especial, lindo e quero reunir todo mundo para essa festa de amor e gratidão.”
Há três meses, Preta realizou tirou um tumor na região do intestino e passou a usar uma bolsa de ileostomia para eliminação das fezes. Em vários momentos, a cantora fez questão de reforçar a importância da bolsa. No procedimento de mais de 14 horas, a cantora também teve o útero retirado. No fim de novembro, ela chegou a ficar internada no hospital Sírio-Libanês para a realização de exames pré-operatórios.
Foi em 10 de janeiro que Preta Gil compartilhou seu diagnóstico. Em entrevista ao Fantástico, ela contou que os sintomas começaram a aparecer quando estava em uma turnê internacional junto com seu pai, Gilberto Gil.
“Passei mal em dois shows. Não consegui fazer um show em Berlim e um show na Inglaterra”.
Antes da última operação que fez, a cantora compartilhou uma foto simbólica despedindo-se de sua bolsa de ileostomia. No post, Preta refletiu sobre os três meses e meio usando o item e destacou a importância dessa fase em seu processo de cura. Ela agradeceu aos profissionais de saúde e compartilhou sua experiência, evidenciando o estigma e a desinformação em torno do tema dos ostomizados.
“Sou grata demais por ter tido a oportunidade de usá-la enquanto meu corpo cicatrizava. No começo foi bem difícil, mas quando eu entendi que ela tinha salvo a minha vida, eu mudei minha relação com ela, e sim, viramos melhores amigas, e a batizei de Angel. Nesses 3 meses, eu conheci um mundo que não conhecia, o mundo dos ostomizados, onde entrei em contato com muita gente que já passou ou estava passando pelo mesmo que eu, e percebi o quão estigmatizado era esse assunto, quanto preconceito, quanta desinformação existe”, afirmou ela.