Passageiros do MetrôRio foram surpreendidos na noite desta sexta-feira com a paralisação da circulação de trens em algumas estações. Segundo a concessionária que administra o modal informou um “problema operacional em Botafogo” deixou o intervalo entre as composições “irregular nas linhas 1 e 4”. Passageiros relatam terem sido retirados dos vagões e que ao menos duas estações estão fechadas.
Em nota, o MetrôRio disse “que, devido a um problema técnico em Botafogo, o intervalo está irregular nas linhas1 e 4. As equipes já estão atuando para normalização do sistema”. “Por conta da ocorrência, a circulação na estação Cardeal Arcoverde está interrompida para embarque”, diz outro trecho.
Às 21h, segundo o MetrôRio, a operação segua da seguinte forma:
- linha 1: o serviço está ocorrendo entre Uruguai e Botafogo
- linha 4: opera entre Jardim Oceânico/Barra da Tijuca a Siqueira Campos
- linha 2: circula entre Botafogo e Pavuna.
Os passageiros estão sendo orientados pelos agentes das estações e em avisos sonoros.
Um funcionário da estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, disse aos passageiros que além desta, outras duas foram fechadas ao público, sendo elas Botafogo e Siqueira Campos. Ele não soube informar o motivo.
Na saída da Cardeal Arcoverde, uma funcionária do metrô devolve bilhetes aos passageiros que deixam a estação, uma vez que foi fechada para embarque.
— A estação da Siqueira Campos estava fechada, vim andando de lá para a Cardeal Arcoverde e quando cheguei, também está fechada. E estão dizendo que está só de Botafogo para a Pavuna, e a minha única opção é o metrô, eu vou para Pavuna. Vou ter que ficar esperando aqui, não sei até que horas — contou Thiago Assis da Costa, de 36 anos, na expectativa de conseguir embarcar após as estações serem fechadas.
“Não ta irregular, tá fechado, a estação da cardeal pediu para ser evacuada”, escreveu uma passageira numa rede social.
“Não está irregular, se tivesse, não tinham mandado a gente sair do vagão!!! E pra piorar ninguém da uma posição do q está acontecendo!!”, reclamou outra passageira também em postagem numa rede social.
Nas redes sociais, passageiros reclamam da falta de informação e na demora em seguir viagem. Alguns relatam estarem parados dentre de trens em estações na Zona Sul, como largo do Machado, Glória e Flamengo por cerca de 20 minutos.