O AquaRio está em clima natalino. Até o dia 25, o Papai Noel mergulhador mantém a tradição e se apresenta alimentando os tubarões, com ajuda da Mamãe Noel, sempre no Grande Tanque no início da tarde. O biólogo Felippe Luna Eggenstein, responsável por alimentar esses animais, é o protagonista da alegria da criançada. Durante o período de férias escolares, o aquário, situado no bairro da Gamboa, na Zona Central da cidade do Rio, vai estender seu horário de funcionamento até as 18h, programação válida até 4 de fevereiro do próximo ano.
- Natal iluminado no Rio: saiba onde ver decoração temática na cidade
- Sem refresco: Natal no RJ terá tempo típico do verão, com sol e calor e pancada de chuva no fim do dia
Papai Noel mergulha no Grande Tanque Oceânico do AquaRio a partir das 14h, horário de rotina da alimentação dos cações. Apenas no dia 24 de dezembro, a ação será realizada às 13h. No lugar de botas, o Bom Velhinho usa pés de pato, máscara e cilindro de oxigênio, mas a típica roupa vermelha, com detalhes em branco, e o gorro, seguem indispensáveis.
— Desde o primeiro ano das apresentações natalinas, em 2016, nós realizamos testes para que nossos animais não fiquem desconfortáveis com o evento — afirma o biólogo, de 37 anos.
De acordo com o alimentador de tubarões, o Papai Noel, não há riscos, uma vez que os animais já estão acostumados com a presença dos mergulhadores, que fazem a descida no tanque pelo menos uma vez ao dia.
— Os riscos são mínimos, mas, independente dos tubarões já terem uma relação com nossos mergulhadores, nós sempre seguimos os protocolos de segurança. Os mergulhos são sempre em dupla, com um acompanhante para o nosso Papai Noel — explica Eggenstein.
A equipe de mergulho acrescentou ainda que “a cor vermelha é a que menos se sobressai no mar, o que diminui o risco de estranhamento dos tubarões quanto a vestimenta diferente dos profissionais”. A luz é absorvida em parcelas pela água do mar. Assim, o comprimento de onda da cor vermelha não passa dos 10 metros de profundidade, isso faz com que os objetos desta cor apresentem uma coloração amarronzada ou preta quando observados sob luz natural no fundo do mar.
A ideia, que virou uma tradição na cidade carioca, começou de uma brincadeira entre os cuidadores e biólogos que compraram as roupas e há sete anos abraçaram a ideia de mergulhar como Papai Noel. De acordo com Eggenstein, “é tudo feito pelo simples sorriso e brilho no olhar das crianças”.
A brincadeira ainda surpreende os visitantes que não poderiam imaginar que, a dias do Natal, o Bom Velhinho poderia deixar a organização dos presentes de lado para se refrescar no Rio e ficar ao lado de peixes, ajudando-os na hora do banquete. Saídos de Brasília para passar férias no Rio, Carlos André Rocha da Costa e a filha, Maria, escolheram o aquário para passeio após indicação de uma tia. Nem suspeitavam que teria mais gente de passagem.
— Tinha um Papai Noel na entrada desse corredor. Tiramos foto, minha filha entregou a cartinha que escreveu. Só nos avisaram que apareceria um pessoal dentro do tanque. Ela começou a ver o Papai Noel desde a hora em que ele pulou. Ficou olhando, dando tchau, até que ele veio pertinho, também deu tchau e mandou beijo — conta Carlos André, lembrando da emoção.
No passeio também estavam a irmã e o cunhado de Carlos André e duas sobrinhas. Um dos motivos que levou a família para o AquaRio, que começou às 10h e se estendeu até as 15h, foi a curiosidade de Maria sobre o mar:
— Minha filha adora o tema de mar, ver os peixes. Ela fica emocionada, adora os tubarões e gostou muito de termos visto água-vivas — conta o pai da menina.
O público também pode apreciar uma árvore de Natal subaquática que fica no Grande Tanque Oceânico.
No Anfiteatro, as crianças têm um espaço para escrever os seus pedidos para o Papai Noel, que os receberá pessoalmente de 21 a 24 de dezembro, das 10h às 16h, com intervalo das 13h às 14h. Excepcionalmente no dia 24 de dezembro, a ação acontecerá das 10h às 13h.
Funcionamento no fim de ano:
- Dia 24 — das 9h às 14h (com entrada ao circuito de visitação até às 13h);
- Dia 25 — das 12h às 17h (com entrada ao circuito de visitação até às 16h);
- De 26 a 30 — das 9h às 18h (com entrada ao circuito de visitação até às 17h);
- Dia 31 — das 9h às 14h (com entrada ao circuito de visitação até às 13h).
A partir do dia 26 de dezembro até o dia 4 de fevereiro de 2024, o aquário terá seu funcionamento ampliado no período de férias e ficará aberto, diariamente, das 9h às 18h (com entrada ao circuito de visitação até as 17h).
*Estagiária sob supervisão de Leila Youssef.