Roberto Serquiz, presidente da FIERN, fez um balanço dos primeiros 51 dias desde que assumiu gestão da entidade
As diretrizes de gestão para formar um pacto em prol do Sistema FIERN e do fortalecimento do setor industrial potiguar foram apresentadas pelo presidente Roberto Serquiz aos diretores, gestores e funcionários da FIERN, SESI, SENAI e IEL – entidades que compõem o Sistema FIERN – em visitas a todas as unidades operacionais em Natal e no interior do Estado. Em Natal, o encontro com colaboradores, nesta quinta-feira (21), na Casa da Indústria, encerrou o ciclo de visitas e foi marcado pelo sentimento de entusiasmo e compromisso.
Na ocasião, o presidente apresentou seu plano de gestão para o período 2023-2027, bem como demais projetos desenvolvidos pelas das casas que compõem o Sistema FIERN, fez um balanço dos 51 dias desde que assumiu a presidência da federação e falou a todos de esperança, união e cumplicidade para fazer crescer a indústria do Rio Grande do Norte. O diretor primeiro tesoureiro, José Garcia da Nóbrega, também participou do evento.
“Entre as nossas diretrizes nessa nova gestão vamos defender a construção de uma Política Industrial; vamos focar no Desenvolvimento Sindical; Fortalecimento dos Conselhos e Comissões Temáticas; efetivar uma Agenda Legislativa; com atuação do Observatório da Indústria Mais RN; e das entidades que, junto com a federação, compõem o Sistema FIERN”, disse o presidente da FIERN.
Ele apresentou o lema da sua gestão ‘FIERN participativa, unindo forças para crescer’ e falou da importância do papel de cada um para se alcançar os objetivos.
“Vamos trabalhar, como diz essa frase por ‘um sistema feito por pessoas para pessoas’. Com um núcleo de pessoas, com profissionais, técnicos e gestores, e juntos atuaremos com cumplicidade. Porque é preciso ter cumplicidade para fazer as coisas acontecerem. E muito do que planejamos, nós começamos a fazer, já começou a acontecer”, reforça Serquiz.
Pela manhã, Roberto Serquiz se reuniu com professores, equipe pedagógica e colaboradores da SESI Escola de Referência de São Gonçalo do Amarante, acompanhado do diretor 1º secretário da FIERN, Heyder Dantas, e equipe de gestores.
Ele visitou a estrutura da escola, que conta com salas de aula tecnológicas, laboratórios de informática e multidisciplinar, além de espaços para robótica educacional e competitiva. O diretor da SESI Escola de São Gonçalo do Amarante, Anderson Vieira, apresentou as instalações e o trabalho da unidade.
Durante o encontro com os colaboradores da SESI Escola, o presidente destacou que o foco do Sistema FIERN é trabalhar pela indústria. “Nosso objetivo é atender a indústria, seja através da educação básica ou profissionalizante, dos serviços em saúde ou da defesa das prioridades do setor”, afirma.
Além disso, ressaltou que o Sistema FIERN é “um sistema feito por pessoas para pessoas”. “O esforço de cada um dos colaboradores no trabalho diário tem uma relação direta com as pessoas que vão precisar de uma escola ou de um atendimento de saúde. Tudo isso vai em direção à dignidade, então cada um tem uma responsabilidade enorme”, diz o presidente da FIERN.
Na quarta-feira (20), Roberto Serquiz foi recebido por colaboradores da SESI Clínica Natal e das unidades operacionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI RN), em visita ao Hub de Inovação e Tecnologia (HIT).
Ao longo de sua apresentação, o presidente ressaltou os projetos iniciados nos primeiros 50 dias de sua gestão, como a Meritocracia Sindical e a criação do espaço de Desenvolvimento Industrial, além de apresentar a equipe de gestores. “O nosso objetivo aqui é nos aproximarmos, é olhar para cada um de vocês para que cada um possa entender o que foi planejado com os gestores”, disse Serquiz.
O presidente ressaltou a importância do trabalho em conjunto para integrar as atividades desenvolvidas por cada centro para o fortalecimento da indústria potiguar. “Nós estamos aqui colocando nossas competências, mas no final, isso vai chegar lá na ponta gerando oportunidades para outras pessoas”, complementa.
Ele ainda mostrou as diretrizes da gestão para formar um pacto para o futuro da Federação. Entre os tópicos apontados, estão o desenvolvimento de uma Política Industrial, o desenvolvimento sindical, fortalecimento dos conselhos e comissões temáticas, o trabalho do Observatório da Indústria Mais RN, a agenda legislativa e a atuação do SESI, SENAI e IEL.
Em todo o ciclo de vistas às unidades, houve também apresentação dos gestores e de seus planos de ações para 2024. O superintendente regional do SESI RN, Juliano Fernandes Martins, destacou as metas da instituição para 2024, além de especificar os desafios da educação básica no RN. “Nós temos o desafio de pautar a educação básica do nosso estado. O Rio Grande do Norte ocupa o penúltimo lugar no ranking nacional na qualidade do ensino básico e de que forma o SESI pode ajudar a melhorar isso”, refletiu.
Além dele, o diretor regional do SENAI RN, Rodrigo Diniz de Mello, ressaltou as ações em diversos eixos de atuação da instituição como a reestruturação dos centros, fortalecimento da área de alimentos, relacionamento com o ambiente internacional, e enfatizou, principalmente, o fortalecimento da área energética do RN. “O Brasil espera que a gente assuma o protagonismo para a nova fronteira energética que é o offshore”, disse.
O superintendente regional do IEL, Juan Felipe Saavedra Medeiros, falou sobre o fortalecimento da instituição no estado, que perpassa diferentes setores, como educação, desenvolvimento de carreira através da reestruturação do programa de estágio, capilaridade junto a empresas privadas, disseminação do IEL Empregos, entre outras iniciativas.
Os encontros em Natal fazem parte da agenda de visitas realizada às unidades no interior do estado, na última semana.
Acompanhado da diretoria executiva da Federação, Serquiz visitou a SESI Escola de Referência de Mossoró e a SESI Clínica de Mossoró, o Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (SENAI-CETIB), na terça-feira (12); além da SESI Escola de Macau e o Centro de Educação e Tecnologias Aluísio Bezerra (SENAI-CETAB), em Santa Cruz, dia 13.