Hoje à tarde, o Fluminense retorna ao Brasil com o vice-campeonato do Mundial de Clubes na bagagem, e uma temporada encerrada com o título da Libertadores e do Carioca. No entanto, 2024 já bate na porta, e a estreia no Campeonato Carioca tem data marcada: o jogo contra o Volta Redonda, na 1ª rodada, está previsto para o dia 17 de janeiro.
O tricolor ainda não tem programação definida para o período, mas os jogadores campeões da América devem receber ao menos um mês de folga, começando a partir de hoje. Inclusive, amanhã já é véspera de Natal.
A tendência é que jogadores da base, ou menos utilizados do elenco principal, disputem os primeiros desafios da temporada. O treinador Fernando Diniz e sua comissão técnica também terão um tempo de descanso. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) determinou, em seu regulamento, que a escalação do elenco principal deve acontecer a partida da terceira rodada.
Após encarar o Volta Redonda e a Portuguesa da Ilha (previsto para o dia 21), o Flu terá pela frente o Audax (previsto para o dia 24). O clube ainda definirá o planejamento de treinos para saber quem estará à disposição. Porém, foi o time brasileiro que mais precisou estender suas atividades. O restante das equipes entrou de férias no fim do Brasileirão, no dia 6 de dezembro.
Este período também terá a chegada de reforços. A partir de janeiro, o zagueiro Antônio Carlos — que já teve a contratação anunciada oficialmente — e o meia Renato Augusto — contrato acertado, faltando confirmação — começarão os treinos no CT Carlos Castilho. O Flu ainda deve negociar novas peças, e também pode ter que lidar com saídas, como Nino e André.
De cara, o objetivo da nova temporada é buscar o tricampeonato consecutivo do estadual, após ter batido o Flamengo nas finais das últimas duas edições. Quando a equipe principal voltar, também estará de olho na Recopa Sul-Americana, contra a LDU, nos dias 21 e 28 de fevereiro. E todo o novo ciclo começa daqui a 25 dias.