
Em conversas avançadas para se tornar o novo goleiro do Botafogo, John está atuando no futebol espanhol desde agosto deste ano, quando o Real Valladolid o contratou por empréstimo, junto ao Santos. No clube que pertence a Ronaldo Fenômeno, não houve um titular absoluto na posição nos últimos meses, mas o brasileiro de 27 anos e 1,96m de altura foi o que mais jogou na primeira metade da temporada europeia.
Dos 23 jogos feitos pelo Valladolid (atualmente na segunda divisão do país) até aqui, John atuou em 12, enquanto o espanhol Jordi Masip atuou nas outras 11 partidas.
Porém, o veterano de 34 anos foi o titular nas últimas seis rodadas do campeonato. Nos últimos dois meses, o brasileiro só jogou na derrota por 3 a 1 para o Espanyol, que representou a eliminação da equipe na Copa do Rei.
John foi quem sofreu mais gols (17 contra 10 de Masip). Segundo dados do site SofaScore, ele realizou 29 defesas na atual edição da segunda divisão espanhola, e teve dois pênaltis contra, tendo sofrido os dois gols. Também conseguiu cinco clean sheets (jogos sem ter a meta vazada).
Tendo vínculo de empréstimo até o meio de 2024, ele deve ter sua passagem finalizada na Espanha e voltar ao Brasil, para defender o Botafogo, que perderá Lucas Perri para o Lyon, de John Textor. Por aqui, o goleiro teve boas passagens no Santos e no Internacional, último clube em que atuou no país, no começo deste ano.
O jogador é um desejo antigo do alvinegro e quase foi contratado na última virada de ano, antes de se destacar no Inter, mas a negociação não aconteceu. De volta aos planos do Botafogo, deve chegar para ser titular (o outro jogador na posição é Gatito Fernández).