
O Zenit, da Rússia, avançou nas negociações com o Fluminense, e está próximo de acertar a contratação do zagueiro Nino. Os valores ainda não foram divulgados, mas o clube russo deve pagar algo em torno de cinco milhões de euros (R$ 27 milhões na cotação atual) para levar o capitão tricolor. A informação é do site UOL.
A entrada do time de São Petersburgo nas conversas pelo jogador de 26 anos havia sido ventilada há cerca de duas semanas, quando um site do país noticiou a existência de uma negociação.
Logo após o título da Libertadores, em novembro, Nino parecia próximo da ida ao Nottingham Forest (Inglaterra), com o clube sinalizando que pagaria sua multa rescisória, de 7 milhões de euros (cerca de R$ 37 milhões). No entanto, este negócio esfriou nas últimas semanas.
O zagueiro, que tem contrato até dezembro de 2024, já afirmou seu desejo de atuar no exterior, e havia recebido interesses de times da Turquia e da Arábia Saudita. Há cerca de uma semana, no desembarque da equipe no Rio de Janeiro, após a disputa do Mundial de Clubes, ele despistou sobre o futuro, mas admitiu uma chance de saída.
— Eu não sei o que vai acontecer no futuro. Agora eu preciso realmente de férias. Temporada foi muito desgastante e nos próximos dias eu vou ver o que acontece. Mas tudo com muita calma e com muita paciência. Sabem que eu sou muito feliz no Fluminense e vou ter sempre gratidão a esse clube. Pode ter sido (o último jogo pelo Fluminense), a gente nunca sabe quando vai ser o último jogo. Pode ter sido, mas nós vamos ter certeza mais nos próximos dias — disse.
Seus direitos econômicos estão divididos entre Fluminense e Criciúma, de onde foi comprado em definitivo no final de 2019: o clube carioca tem 60%, e o catarinense, 40%.
Em 2023, Nino fez 57 jogos pelo Flu, tendo marcado cinco gols e conquistado a Libertadores e o Carioca. Sua última partida realizada foi a final do Mundial de Clubes, quando o tricolor foi goleado pelo Manchester City por 4 a 0 e ficou com o vice-campeonato.