Nesta quarta-feira, o sindicato mundial de jogadores profissionais (FIFPro) divulgou a lista de 23 jogadores indicados para compor a seleção mundial da última temporada. Essa relação é anualmente votada por mais de 25 mil atletas ao redor do planeta. Desta vez, o Brasil tem três representantes: o atacante Vinícius Júnior (Real Madrid), o goleiro Ederson (Manchester City) e o zagueiro Éder Militão (Real Madrid). O onze ideal será anunciado no dia 15 de janeiro, durante a premiação FIFA The Best.
Manchester City e Real Madrid dominam a lista. O clube inglês, mais recente vencedor da Liga dos Campeões, tem nove representantes. Além de Ederson, também conta com Haaland, De Bruyne, Rodri, Bernardo Silva, Stones, Walker e Rúben Dias. O meia Ilkay Gundogan se transferiu para o Barcelona no meio de 2023, mas jogava no City anteriormente.
Já a equipe espanhola tem outros sete nomes presentes. Além de Vini e Militão, estão Bellingham, Modric, Valverde, Rudiger e Courtois.
Alguns jogadores que não estão mais atuando no futebol europeu também compõem a lista. É o caso dos craques Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, que migraram para o futebol dos Estados Unidos e da Arábia Saudita, respectivamente, no ano passado. O atacante Karim Benzema é outro que está no Oriente Médio.
Em questão de nacionalidade, a Inglaterra é a que mais tem nomes na lista, com quatro. Brasil e Portugal vem na sequência, com três cada.
Os jogadores profissionais filiados ao FIFPro puderam votar em três nomes de cada posição, que tenham atuado em pelo menos 23 partidas oficiais, no período de 19 de dezembro de 2022 a 20 de agosto de 2023. Daqui a duas semanas, a equipe final será anunciada com um goleiro, três defensores, três meias e três atacantes, além do jogador mais votado sem depender de posição.
- Thibaut Courtois (Real Madrid);
- Ederson (Manchester City);
- Emiliano Martínez (Aston Villa).
- Rúben Dias (Manchester City);
- Virgil Van Dijk (Liverpool);
- Éder Militão (Real Madrid);
- Antonio Rudiger (Real Madrid);
- John Stones (Manchester City);
- Kyle Walker (Manchester City).
- Jude Bellingham (Real Madrid);
- Kevin De Bruyne (Manchester City);
- Ilkay Gundogan (Manchester City/Barcelona);
- Luka Modric (Real Madrid);
- Rodri (Manchester City);
- Bernardo Silva (Manchester City);
- Federico Valverde (Real Madrid).
- Karim Benzema (Al-Ittihad);
- Erling Haaland (Manchester City);
- Harry Kane (Tottenham/Bayern de Munique);
- Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain);
- Lionel Messi (PSG/Inter Miami);
- Cristiano Ronaldo (Al-Nassr);
- Vinícius Júnior (Real Madrid).