Já pode separar a fantasia porque o carnaval bate a porta. A cidade do Rio terá 453 cortejos de blocos de rua este ano. O Centro abrigará a maior parte, com 128. Destes, 10 são megablocos, sendo três alavancados à categoria para esta edição. De estilos bem diferentes, de influência de festa temática a outros estilos musicais, a região deve ficar ainda mais colorida ao receber multidões nas próximas semanas.
- Carnaval 2024: Bola Preta e Cacique de Ramos abrirão noites de desfiles na Sapucaí
- Luto no carnaval: Intérprete histórico do Salgueiro, Quinho morre aos 66 anos
O Bloco da Favorita, criado pela promoter Carol Sampaio, costumava desfilar na Avenida Atlântica, em Copacabana. Durante alguns anos, houve um impasse entre a prefeitura e organizadores porque o público passou a extrapolar as estimativas. Em 2018, o cortejo arrastrou quase meio milhão de pessoas pelo bairro da Zona Sul. Em 2019, houve tentativa de que ele fosse transferido para Niterói e acabou não havendo o desfile do grupo. Em 2023, o bloco teve uma edição em São Paulo, outra em Salvador, mas não no Rio. Neste ano, no dia 27 de janeiro, ele passará pela Avenida Antonio Carlos, no Centro, assim como outros megablocos, e homenageará o Bloco da Preta. Por recomendação médica, Preta Gil não poderá comandar o seu bloco de rua e fará uma festa fechada na Rio Arena, na Barra da Tijuca.
Inspirado na festa que existe há 15 anos criada pelo ator Pablo Falcão, o bloco, que desfila no Rio há sete, une o universo lúdico do conto Alice no País das Maravilhas à celebração da diversidade. O público é atraído pelas músicas pop, pelas brincadeiras psicodélicas e pelas fantasias inspiradas no mundo infantil. Em 2023, o cortejo levou 6 mil pessoas à Praça Tiradentes. Neste ano, é estimado que mais de 50 mil pessoas vão ao desfile, no Centro do Rio, no dia 21 de janeiro.
- ‘Exigências impossíveis’, diz representante dos blocos do Rio sobre autorização para desfiles no carnaval
Criado em 2015, o Bloco da Gold é uma das provas que o carnaval é eclético. O grupo levou, em edições passadas, para a orla da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, nomes do pagode e do funk, como Imaginasamba, Ferrugem, Tá na Mente, Pocah e MC Duduzinho. Um dos pontos de encontro dos foliões é a Praia do Pepê. Neste ano, no entanto, a vista privilegiada vai ficar distante, com o bloco de mudança para o Centro do Rio.
Ensaios de rua fazem o esquenta do carnaval 2024
Escolas treinam o que vão levar para Sapucaí
Os megablocos vão ocupar corredor da Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio, a partir do próximo dia 20. Veja a programação, segundo calendário da Riotur:
- Carrossel de Emoções — 20 de janeiro (sábado)
- Bloco Chá da Alice — 21 de janeiro (domingo)
- Bloco da Gold — 27 de janeiro (sábado)
- Bloco da Lexa — 28 de janeiro (domingo)
- Bloco Chora Me Liga — 3 de fevereiro (sábado)
- Bloco Favorita (homenageia Bloco da Preta) — 4 de fevereiro (domingo)
- Cordão do Bola Preta — 10 de fevereiro (sábado de carnaval)
- Fervo da Lud — 13 de fevereiro (terça-feira de carnaval)
- Bloco da Anitta — 17 de fevereiro (sábado pós-carnaval)
- Monobloco — 18 de fevereiro (domingo pós-carnaval)
Quem está fora do corredor na Avenida Presidente Antônio Carlos é o Bloco da Preta, da cantora Preta Gil. A artista, que cancelou sua apresentação no ano passado para se tratar de um câncer, optou por fazer um show pago no início de fevereiro na Arena Rio, na Barra da Tijuca. A cantora será a homenageada pelo Bloco Favorita.
Para esses desfiles, será repetido o esquema dos anos anteriores com barreiras de acesso e pontos de revista. O sistema de reconhecimento facial, que estreou no réveillon de Copacabana, também será usado.
A Riotur lançou um aplicativo em parceria com a produtora Dream Factory com a programação que já está operando parcialmente para aparelhos com sistema ios e Android, com o nome blocosdorio2024. A previsão é que o app tenha a programação completa a partir do dia 12.
A maratona de blocos de rua começa no fim de semana dos dias 13 e 14 de janeiro com a apresentação de oito grupos. O ritmo mais intenso será na semana do carnaval, a partir de 7 de fevereiro, quando os foliões terão 244 opções para se divertir. A folia entra na reta final de 16 a 18 de fevereiro, quando estão previstos mais 47 desfiles. Ao todo serão oferecidas 34 mil diárias de banheiros químicos, 10% adaptada para pessoas com deficiência.