Praia de Ponta Negra, em Natal, com barracas lotadas de turistas na manhã desta quarta-feira 3 – Foto: José Aldenir/Agora RN
Com a chegada do verão, a cidade de Natal está repleta de turistas. Para saber o que estão achando da cidade, o AGORA RN foi até a praia de Ponta Negra ouvir a opinião dos turistas e verificar como está o movimento do principal cartão postal da cidade.
Pela primeira vez em Natal, Marluce Marques, 50, de Uberlândia, interior de Minas Gerais, conta que escolheu a cidade para passar a virada de ano e aproveitar alguns dias de praia. “É bom. As praias são boas. Tem diversas opções de passeio. Estamos gostando”, disse a mineira.
Em relação à infraestrutura, ela explicou: “Sempre falta, né? Por exemplo, nós estamos hospedados na Praia do Meio. Então, lá a estrutura é bem mais complicada. A questão dos frequentadores e o som muito alto até tarde (é ruim)”, conta.
Já em Ponta Negra, ela afirma que gosta bastante, mas sente exploração comercial por parte dos comerciantes. “Hoje eles não estão cobrando, mas até ontem a gente tinha que pagar 35 reais por uma mesa. Aí é meio exploração”, relatou.
Já o paulista Rafael Oliveira está visitando a cidade pela décima vez e conta que continua gostando bastante. “Praia, ambiente, clima… Tudo muito bom. Gosto bastante de Ponta Negra, mas precisa melhorar principalmente a parte do banheiro ali. O cheiro muito forte, de urina, tudo. Seria bom dar uma melhorada”, disse.
Apesar de receber muitos turistas de outros estados, Natal também é escolhida pelos moradores do próprio Rio Grande do Norte, como é o caso das irmãs Adriana e Ozanir Lopes, que são da região Alto Oeste, na cidade de Antônio Martins. Elas contam que são apaixonadas por Natal e, quando podem, vêm aproveitar as praias da cidade.
“Natal é maravilhoso. Não tem o que falar de Natal não. Eu venho sempre, ela vem sempre. Sempre que dá a gente tá aqui. A gente curte sempre porque é muito belo. As praias são lindas, são belíssimas”, contou Adriana.
Em relação a Ponta Negra, Adriana não deixa de tecer elogios, mas tem ressalvas. “Ponta Negra é muito belo, continua belo, mas eu acho que tá deixando a desejar um pouquinho. Falta muita infraestrutura para o turismo vir com mais ênfase, sabe? Porque eu acho que tá deixando a desejar um pouquinho em termos de localização, pra gente, espaço, pra gente circular na praia. A gente tá sem espaço, na verdade, principalmente quando a maré está alta”, diz ela .
A cidade também tem ganhado admiradores, como a jovem de 22 anos, Maria Alice, de Belo Horizonte, que revelou que está apaixonada por Natal e que não tem do que reclamar. “Muito incrível. Todo mundo aqui é muito gentil. Eu me senti muito acolhida, tudo leve, todo mundo legal. A água das praias são super quentes. Eu fiquei encantada. Eu preciso morar aqui e voltar aqui sempre, porque é muito bom. Foi tudo incrível. Melhores dias da vida, de verdade”, relatou.
CRESCIMENTO NO TURISMO
Um levantamento do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, destaca que Natal é a cidade brasileira que terá 26,6% a mais de turistas estrangeiros na alta estação. Ainda segundo o Instituto, a capital potiguar também concentrou o maior aumento em janeiro de 2023 em relação ao mesmo mês de 2022, de 54,7%.
Os países que mais enviaram turistas internacionais para a cidade, do maior emissor para o menor, foram Argentina, Portugal, Itália e Estados Unidos.
Quanto a turistas brasileiros, um levantamento feito pelo ViajaNet, agência de viagens online de São Paulo, aponta Natal e Porto de Galinhas (Pernambuco) como os destinos mais procurados pelos brasileiros para comemorar o Réveillon. Juntas, as duas cidades representam 16% das vendas de pacotes turísticos, dominando o topo da lista de pacotes (passagens e hotéis) para viagens entre os dias 23 de dezembro e 1º de janeiro de 2024.