A Secretaria estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc) definiu que não é mais obrigatória o comparecimento presencial dos professores que ingressaram em 2023 para a rede fluminense. Em vez disso, as os servidores poderão cumprir a carga horária do período de férias escolares por meio de atividades online à distância.
A decisão foi anunciada por uma circular veiculada pela secretaria nesta semana. A obrigatoriedade desses servidores se dava porque, devido ao fato de terem sido admitidos há menos de um ano, os professores não teriam direito ao período aquisitivo de férias.
Contudo, foram ampliadas as possibilidades de acolhimento e formação com uso de recursos tecnológicos à distância e de forma não presencial nas escolas. O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação foi o pivô das reivindicações.
- Fique por dentro: Governo federal altera regras para greve de servidores públicos
As atividades são voltadas a dois cursos que devem ser realizados:
- Jornada da integração: conhecendo as competências socioemocionais, com 80 horas de duração;
- Comunicação não violenta no dia a dia da educação, com 60 horas de duração.
“Os docentes ingressantes no ano de 2023 receberão as instruções de acesso à plataforma no email de contato informado na ocasião da admissão. Todos os concluintes do curso receberão certificado gerado na própria plataforma”, destaca o documento do governo.
A orientação da Seeduc estipula ainda que os diretores regionais são encarregados de orientarem as unidades escolares quanto ao cumprimento das recomendações contidas no documento.