Foi em 2019 que Rosângela Alves (58), conhecida no meio do povo de axé como Ìyálode Ojéwunmi ou Rosângela de Iyewa, foi orientada por Ọ̀ṣọ́ọ̀sí Ọdẹ Ńlá! (Oxóssi, o Grande Caçador) a realizar um festival que enaltecesse a força do àgbàdo mímọ́ (milho sagrado) de Oxóssi.
Em terras yorubás, o àgbàdo, assim como o iṣu (inhame), é um alimento venerado e agregador, que as famílias consomem de forma coletiva em celebrações.
Já o àṣòṣò, milho cozido enfeitado com fatias de coco, é a oferenda preferida de Ọ̀ṣọ́ọ̀sí.
Além disso, o milho entra na confecção de diversas iguarias, como: angu, creme de milho, bolo de milho, curau, milho assado, pamonha, polenta frita, cuscuz de milho, pudim de milho e broa de milho.
A Ìyálode Rosângela fala do festival e da importância do milho.
“Estou muito feliz em anunciar, por meio do coletivo Afrikerança, o Festival Àgbàdo, que destaca o milho sagrado de Oxóssi, como uma importante fonte alimentar no Brasil, e promove a compreensão cultural, fortalecendo assim os laços entre as diversas tradições religiosas. Aproveito para convidar a todos para participarem desse momento único, onde além de degustarem saborosas comidas à base de milho, ainda poderão sentir a força do Grande Caçador Oxóssi”.
O evento acontecerá no Museu da República – Palácio do Catete, que em 2021 passou a resguardar peças sagradas das religiões de matriz africana que foram confiscadas pela polícia em uma época de perseguição religiosa.
Esta ação só foi possível graças à luta de vários sacerdotes e sacerdotisas das religiões afro, bem como, instituições lideradas por Mãe Meninazinha de Oxum, na campanha ‘Liberte Nosso Sagrado’.
O Festival Àgbàdo será realizado no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro da Cidade Maravilhosa que é relacionado com Oxóssi e faz apoio a Semana do Combate à Intolerância Religiosa.
As comemorações começarão a partir das 9h e irão até às 19h, com atividades que promoverão o diálogo inter-religioso entre o Candomblé, a Umbanda e os Povos Originários. O ápice do Festival Àgbàdo será uma celebração a Oxóssi, onde o público participará de cânticos que serão acompanhados por atabaques.
Kíkí Ọ̀ṣọ́ọ̀sí Olúwa ti ọrọ̀! (Salve Oxóssi, o Senhor da fartura!)
Festival Àgbàdo, dia 20 de janeiro, a partir das 9h, no Palácio do Catete. R. do Catete, 153 – Catete /RJ.