Quem herdará os votos e o apoio de Rosalba Ciarlini em 2024?
Pela primeira vez na história recente da política mossoroense, a família Rosado fica de fora e sem representante. A pergunta que não quer calar: para quem irá o apoio do grupo de Rosalba e quem herdará os votos dos seus eleitores fiéis?
O atual prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra obteve 65.297 (47,52%) votos em 2020, possivelmente herdados dos eleitores que um dia pertenceram a Tião Couto (2016) que teve 51.990 (39,39%) dos votos válidos, eleitores considerados anti-rosados, que por sua vez, foram complementados pelos eleitores fiéis oriundos da votação de deputado estadual, garantindo a vitória.
Historicamente, Mossoró repudia a terceira via para “não perder o voto”, talvez pelo fato de não ter segundo turno. O eleitor mossoroense polariza sua escolha logo após as convenções partidárias, assim que o jogo começa, uma parte fica com a situação, a outra parte nas fileiras da oposição. Os eleitores indecisos observam tudo atentamente e decidem normalmente no final, ficando do lado daquele que a pesquisa aponta como possível ganhador.
Os eleitores de Rosalba de acordo com as últimas pesquisas não devem desequilibrar o pleito para prefeito de Mossoró 2024, porém, poderá cacifar o indicado da Rosa para ser uma oposição com força e musculatura para fazer frente ao possível prefeito reeleito em 2025 e um nome forte para 2026.
É possível que o apoio de Rosalba Ciarline esteja sendo trabalhado ara o Vereador Lawrence Amorim (PSDB), adversário em potencial do prefeito Allyson Bezerra.
Veja série histórica da votação do grupo de Rosalba Ciarline: