O candidato à Prefeitura do Natal nas eleições deste ano, deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), disse que a população natalense achou que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) fez uma boa gestão e que, por isso, ele foi bem avaliado.
“Quem tem que julgar é o povo, mas acho que Carlos Eduardo passou muito tempo falando da gestão de Micarla [de Sousa], sem mostrar muita coisa do que fez. Agora, ele saiu bem avaliado. A população achou que ele foi um bom prefeito, quem sou eu para discordar. A maioria achou, a prova é a eleição que ele teve uma grande votação. Mas se eu chegar aqui e dizer que a Prefeitura está em pleno equilíbrio eu estarei mentindo, a Prefeitura passa por algumas dificuldades”, disse Paulinho Freire, em vídeo que circula pelas redes sociais.
Paulinho Freire e Carlos Eduardo disputam Prefeitura nas eleições deste ano. Foto: Reprodução
Carlos Eduardo Alves, de 65 anos, é advogado e já foi deputado estadual e prefeito de Natal. Eleito para o cargo de vice-prefeito em 2000, ele assumiu a prefeitura em 2002 após a saída de Wilma de Faria para concorrer ao Governo do Estado. Foi reeleito em 2004 e permaneceu no cargo até 2008.
O político voltou a ser eleito e reeleito como prefeito da capital em 2012 e 2016, ambas em primeiro turno. Ele deixou o cargo de prefeito em 2018 para concorrer ao Governo do Estado, mas acabou derrotado nas urnas por Fátima Bezerra (PT). Também perdeu a eleição para o Senado em 2022.
Agora, Carlos Eduardo tenta o quinto mandato como prefeito da cidade e tem aparecido em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais divulgadas. Na chapa, o ex-deputado estadual Jacó Jácome figura como vice.
Em maio, ele criticou o que descreveu como um “acordão” político que estaria sendo feito em Brasília, longe dos interesses dos bairros de Natal, se referindo supostamente à candidatura de Paulinho Freire. Segundo o ex-prefeito, esses acordos envolvem a distribuição de secretarias e cargos entre deputados e senadores, deixando de fora os interesses da população natalense.
Paulinho Freire tem o apoio de partidos como o Republicanos do atual prefeito Álvaro Dias, o PL do senador Rogério Marinho e do deputado General Girão, o PP do deputado João Maia, o PSDB do deputado Ezequiel Ferreira e o Podemos do senador Styvenson Valentim. Além disso, grande parte dos vereadores apoia a pré-candidatura de Paulinho. “Eles lotearam a prefeitura. Mas cometeram um erro grave: deixaram o povo do lado de fora”, afirmou Carlos Eduardo.