Jair Bolsonaro vai a Parnamirim pedir votos para um candidato que pode deixar de ser candidato e se tornar inelegível
O candidato bolsonarista a prefeito de Parnamirim, Salatiel de Souza (PL), vai receber Jair Bolsonaro em clima de quase inelegível.
É que o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação da candidatura de Salatiel com base em condenações que ele sofreu na operação Impacto, quando era vereador em Natal.
De acordo com o MPE, o processo torna Salatiel inelegível. Hoje, Salatiel apela para Jair Bolsonaro tentar reverter essa situação através de pedidos de votos em um comício relâmpago no centro da cidade.
Confira a decisão do Ministério Público Eleitoral
“Diante do exposto, resta imperioso reconhecer que o impugnado não preenche as condições de elegibilidade exigidas pela legislação vigente, tendo em vista a condenação por crime contra a administração pública e a subsistência do prazo de inelegibilidade.
Sendo assim, requer o Ministério Público Eleitoral que Vossa Excelência indefira o pedido de registro de candidatura de Salatiel Maciel de Souza ao cargo de Prefeito, assegurando, assim, a observância dos princípios legais e constitucionais que regem o processo eleitoral“
O texto acima é trecho da ação do MPE apresentada à Justiça Eleitoral, que ainda vai definir se acata ou não a cassação da candidatura do bolsonarista.
Salatiel decidiu ser candidato com base em um habeas corpus concedido pelo ministro André Mendonça, do STF, que de forma monocrática (sozinho) extinguiu a pena do candidato com base na prescrição da pretensão punitiva.
Para o Ministério Público Eleitoral, que quer a cassação de Salatiel, a decisão do ministro é equivocada, uma vez que a pena já havia sido declarada extinta pelo Juízo da execução em 2021.
Enquanto a candidatura de Salatiel sobe para as barras da justiça, podendo ali na frente descer do telhado, o candidato começa a campanha nesta sexta-feira com Jair Bolsonaro.
A chegada de Bolsonaro em Parnamirim, em motociata, está prevista para o final da manhã, depois dos comícios em Extremoz, com a prefeita Jussara, e na praia da Redinha com o candidato esquerdista Paulinho Freire.
FONTE: thaisagalvao com adaptações do gazeta Potiguar