Adversários nacionalmente, o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, são aliados em 5 cidades do Amazonas para apoiar o mesmo candidato a prefeito. Os dois partidos são aliados em outras 80 cidades do país. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme divulgados na manhã desta sexta-feira (16). No entanto, como os partidos podem pedir substituição de candidatos até 16 de setembro, as informações podem mudar.
No Amazonas, o PT e o PL são aliados em Tabatinga, Benjamim Constant, Jutaí, Barcelos e Parintins.
Em Tabatinga, o candidato a prefeito é Carlos Donizeti, do União Brasil, em coligação com a Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PC do B/PV), PL, PRD.
Em Benjamim Constant, o candidato é Semeide Bermeguy (MDB), em aliança com PT/PC do B/PV, Mobiliza, MDB, PL, PSD e Republicanos
Em Barcelos, o candidato é Sérgio Caldas (PP) em coligação com PT/PC do B/PV, MDB, PP, PL e PSD.
Em Jutaí, a candidata é Mercedes (UB), em coligação com PT/PC do B/PV), PSDB/Cidadania, MDB, PL, PRD, PSD e Republicanos.
E, em Parintins, o candidato é Matues Assayag (PSD), em coligação com PT/PC do B/PV), PSDB/Cidadania, MDB, PDT, PL, PSD, Pode e Republicanos.
Como o PT, PCdoB e PV estão juntos na federação partidária Federação Brasil da Esperança desde 2022, esses partidos, por tabela, também estão na aliança com o PL nessas cidades.