A disputa pela prefeitura no município de Assú, no interior do Rio Grande do Norte, está acirrada. Com só 2 candidatos, a campanha está sendo marcada por ataques preconceituosos de familiares do Dr. Lula (Republicanos-RN) à sua adversária, Dra. Vanessa (União-RN), pessoa com deficiência visual.
Em áudio veiculado em grupos de WhatsApp, a tia do candidato, Isabela Soares, ironiza a limitação física de Dra. Vanessa, que tem nistagmo, uma condição congênita que afeta sua visão e não pode ser corrigida por cirurgia.
“A pré-candidata andava ceguinha no meio da rua, sapateando. Era para ter colocado o óculos, sabe que é cega. Parece uma mongoloide“, afirmou Isabela.
Em outra mensagem, escrita em redes sociais, a tia do candidato do Republicanos põe em xeque sua capacidade de ter passado em concurso público.
No Instagram, a Dra. Vanessa declarou que a “campanha não precisa descer a um nível tão baixo” e que “atrás da candidata, há uma pessoa que é mãe, esposa, que tem pais idosos e amigos que me amam“.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Depois da publicação da reportagem, a assessoria de imprensa do candidato Dr. Lula entrou em contato com o Poder360. A equipe refutou o áudio que circula nas redes sociais.
“Apesar de o vídeo dar a entender que o áudio seria da tia do candidato Lula, isso não procede. Foi feito por uma senhora humilde de uma comunidade. O comentário foi desrespeitoso, capacitista e não condiz com o que acreditamos e defendemos. Quem não conhece as pessoas envolvidas e que viu o vídeo, acredita naquilo que classificamos como fake news“, afirma a nota.
DISPUTA ELEITORAL
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Assú tem 2 candidatos a prefeito e 89 a vereador registrados.
Em 2023, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do RN reverteu por 4 votos a 3 a cassação da chapa eleita em 2020, composta pelo atual prefeito de Assú, Gustavo Soares (PL), e sua vice, Fabielle Bezerra.
A chapa, que venceu com 5 votos a mais a chapa adversária em 2020, tinha sido cassada em setembro de 2022 por abuso de poder político e econômico.
Por Poder 360