Não é de hoje que divulgação de pesquisas se tornou peça de propaganda eleitoral.
Faz parte do histórico com vários exemplos a confirmar.
O que muda é a forma, a rapidez em que se espalha e, claro, o mercado em torno delas. Sempre há quem ganhe e não são os candidatos.
Este ano um das maiores expectativas para o resultado de Parnamirim, região metropolitana de Natal e única cidade bolsonarista do Rio Grande do Norte.
Lá, a professora Nilda (Solidariedade) é líder em todas as pesquisas desde o início da disputa, enfrentando o comunicador Salatiel de Souza, do PL.
Lá também pesquisas discrepantes que vão de empate técnico a uma diferença de 17 pontos percentuais.
Paramirim é a 3ª cidade do Rio Grande do Norte em eleitorado com 142.264 e diferença tão expressiva pode indicar dolo ou culpa a se confirma a verdade das urnas no próximo dia 06 de outubro, vez que lá ainda não existe segundo turno.
Só para constar, o Instituto Seta divulgou nesta quinta-feira (19) a candidata Professora Nilda com 43,6%, enquanto Salatiel tem 26,6%.
Já o Instituto Affare realizou pesquisa e divulgou em alguns portais e blogs do estado, apontando empate técnico entre a professora Nilda com 38,8% e Salatiel de Souza com 37, 4%.
Uma diferença de mais de 17 pontos entre os dois institutos com 15 dias de campanha pela frente. A prova das urnas vai mostrar que uma das duas estava completamente equivocada.
TL