Raimunda Nilda da Silva Cruz nasceu no dia 26 de junho de 1967 no distrito de Pedras, município de Morada Nova (CE), tendo construído parcela decisiva de sua vida na cidade de Parnamirim, aonde chegou bem jovem e se tornou professora do Estado.
A professora Nilda ingressou na política partidária em 2012 quando se lançou como candidata a vereadora e o partido era o PSC (Partido Social Cristão). Onde obteve 636 votos.
Não desistindo de seus objetivos, a professora Nilda em 2016 retornou às ruas de Parnamirim e o partido foi o PRP (Partido Republicano Progressista) e foi eleita a primeira vereadora Negra com 1279 votos.
Como Vereadora eleita a professora sempre se manteve na oposição como uma voz da população e resolveu em 2020 sair candidata a prefeita contra o todo poderoso, atual prefeito, Rosano Taveira, dessa vez Nilda já estava filiada ao PSL, partido do então presidente eleito Jair Bolsonaro onde obteve uma votação bastante significativa com exatamente 32 mim votos, foi considerada a segunda mulher mais votada do RN perdendo apenas para Rosalba Ciarlini.
Em 2020, Nilda realizou um feito importante: foi a segunda mulher mais bem votada do Rio Grande do Norte entre todas as cidades que realizaram eleições municipais, obtendo 32 mil votos ao disputar a prefeitura de Parnamirim.
Em 2022 saiu candidata a deputada federal e foi a surpresa das eleições no município onde conseguiu o primeiro lugar obtendo mais de 10 mil votos. Durante o período ELEITORAL seus opositores faziam chacotas onde apostavam que a professora só iria ter 1000 votos. Ledo engano! A mulher disparou e fez bonito.
Nilda é considerada um fenômeno, pois ela não faz parte dos grupos políticos tradicionais do Estado.
Filha de agricultores, casada, cristã e mãe de duas moças, Nilda aprendeu que o trabalho duro, a perseverança e o gosto pelos estudos fazem o ser humano obter a realização de todos os sonhos.
Ela sempre estudou em escola pública, por isso conhece o esforço que é preciso fazer para superar as dificuldades. Trabalhando duro e estudando à noite, em 1985 concluiu o magistério e aos 18 anos passou no concurso para professora do Estado.
Nilda construiu uma reputação tão positiva na cidade que se tornou vereadora do município. A primeira vereadora negra da história de Parnamirim.
Agora em 2024, a professora Nilda quer realizar um sonho: ser a primeira mulher a ser a prefeita de Parnamirim. Nilda tem chances reais de ser eleita e conta com a experiência e vivência política da vice -prefeita, Katia Pires, uma mulher que também tem história na política com um legado de vida prestada à população de quase 30 anos.