Uma técnica digital sofisticada foi usada pela campanha do candidato Salatiel Maciel de Souza para manipular resultados de buscas no Google e prejudicar sua principal adversária nas eleições de 2024 em Parnamirim: Nilda Cruz. A manobra envolveu o uso do site oficial da prefeitura, mantido com dinheiro público, para ranquear conteúdos negativos sobre Nilda, tirando proveito de uma prática conhecida no marketing digital como SEO (Search Engine Optimization). Esse tipo de estratégia normalmente visa melhorar a posição de um site nos resultados de busca, mas, neste caso, foi usada para difamar e distorcer a imagem de uma candidata legítima.
As provas do caso constam de ação judicial apresentada contra a campanha de Salatiel e o prefeito Taveira.
O que é SEO e como funciona essa estratégia?
SEO, ou otimização para motores de busca, é uma técnica amplamente utilizada por empresas e marcas para aumentar sua visibilidade no Google e outros motores de busca. Quando uma pessoa faz uma pesquisa, como “prefeitura de Parnamirim” ou “Nilda escolas militares”, o Google exibe uma lista de resultados que ele considera mais relevantes. Sites que seguem boas práticas de SEO geralmente aparecem nos primeiros lugares dessa lista.
A campanha de Salatiel, porém, foi além do uso comum dessa técnica. Aproveitando-se da força e da visibilidade do site da prefeitura, eles publicaram matérias com conteúdo negativo sobre Nilda. Como o site da prefeitura tem um grande volume de visitas e é bem ranqueado nos resultados de busca, esse conteúdo apareceu no topo das pesquisas no Google, moldando a percepção pública de Nilda de forma negativa. Isso é o que é chamado de SEO negativo – uma manipulação para danificar a reputação de alguém em vez de promover informações neutras ou positivas. Confira: