A política ela não gira ela capota! (Risos)
Estamos em 2024, porém, 2026 já começou!
Prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), Vice-governador Walter Alves (MDB), Senador Styvenson Valentim (Podemos), Senador Rogério Marinho (PL) e Prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil)
Faltando dois anos para as eleições estaduais no RN, as forças locais já andam em todo vapor com suas peças no tabuleiro político, a fim de pavimentar o caminho para a sucessão da governadora Fátima Bezerra (PT), que não poderá mais disputar a reeleição para o Executivo em 2026. Atualmente, já são especulados nos bastidores os nomes de cinco pré-candidatos, número que tende a crescer conforme o pleito se aproximar.
Um dos nomes que chega naturalmente como pré-candidato a governador é o do vice-governador Walter Alves (MDB). O vice- governador espera que sua aliada renuncie seis meses antes para o mesmo ser o candidato a reeleição.
Outro nome é Rogério Marinho, o senador recebeu recentemente convite para dirigir o partido de Jair Bolsonaro a nível nacional. Não sabemos como ele irá administrar duas coisas ao mesmo tempo!
Fora esses dois, pelo menos três outros nomes são ventilados como potenciais candidatos a governador do RN em 2026. Um deles e atual prefeito reeleito de Mossoró, o menino, Alysson Bezerra ( União Brasil). O prefeito na região Oeste tem surgido como um dos prováveis pré-candidatos, principalmente devido à aprovada gestão que vem realizando na cidade. As últimas pesquisas mostram que a administração municipal vem obtendo aprovações de quase 90% da população.
Terceiro colocado na disputa pelo governo do RN em 2022, o senador Styvenson Valentim (Podemos) também já tem se colocado como pré-candidato novamente para 2026. Ele já afirmou, inclusive, que diferentemente das eleições anteriores, virá repaginado, com força total e utilizando “todas as armas” necessárias para sair vitorioso na futura campanha. A exemplo do que ele chama de “armas” estão o fundo eleitoral, o fundo partidário e o tempo de rádio e televisão, ferramentas que ele se recusou a usar em eleições passadas, agarrando-se ao discurso da imoralidade do uso de recursos públicos para se fazer campanhas eleitorais.
Fecha a lista de pré-candidatos o atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), que está em dúvida se irá concorrer ao governo ou ao senado em 2026. Com o mandato de prefeito previsto para se encerrar agora em 2024, Álvaro terá pela frente o desafio de se manter vivo politicamente por quase dois anos, angariando apoios e costurando acordos para viabilizar seu nome para um dos dois cargos majoritários.