Vereadora destaca importância do tratamento com cannabis para salvar vidas e acusa ataques de preconceito após participação no evento
A vereadora Brisa Bracchi (PT), que defende o uso medicinal da Cannabis sativa, participou da Marcha da Maconha realizada em Natal no último sábado 9. Brisa tem defendido que a marcha desempenha um papel importante na luta contra a PEC 45, mais conhecida como PEC das Drogas. Segundo Brisa, a cannabis medicinal tem salvado muitas vidas, sendo utilizado para o tratamento de várias doenças em outros países.
“Saímos às ruas de Natal em um ato contra o preconceito e o conservadorismo cego que insiste em travar uma luta sem sentido contra uma planta. Desde que repercutiu a minha participação Marcha, uma onda de comentários odiosos e até criminosos foram direcionados a mim”, disse.
No perfil oficial da Marcha da Maconha em Natal, há a informação de que a PEC 45 busca aumentar as penas e não tratar o problema como uma questão de saúde pública. Conforme o perfil, a proposta é “originada em um contexto de crescente criminalização do uso de substâncias”.
“A proposta busca endurecer as penas e expandir o controle estatal sobre usuários, em vez de tratar a questão como um problema de saúde pública. Essa abordagem punitiva ignora evidências de que a criminalização não reduz o consumo de drogas, mas agrava a marginalização e a exclusão social”.
A organização do evento informou que “em vez de promover tratamento e prevenção, a PEC favorece o aumento das prisões, perpetuando ciclos de violência e sofrimento nas comunidades mais vulneráveis. A verdadeira solução deve ser uma política baseada em cuidado e educação, não em punição. A sociedade precisa urgentemente de alternativas que priorizem a saúde e o bem-estar, em vez de simplesmente encher as cadeias”.